8 de abril de 2010

Vereador Clécio Luís abre espaço na Câmara para estudantes

Através de requerimento feito pelo Vereador Clécio Luís solicitando o uso da Tribuna para os representantes da direção do ato contra o aumento da tarifa de transporte coletivo, os estudantes deram continuidade aos relatos que foram feitos ontem na Prefeitura de Macapá.

Cerca de 800 estudantes ocuparam a frente da Prefeitura de Macapá no dia ontem, exigindo um posicionamento com relação ao transporte público por parte dos dirigentes da PMM. A comissão formada por estudantes, sindicalistas, associação de moradores contou com o apoio e solidariedade do Vereador Clécio Luís para a mediação entre os estudantes e a Prefeitura.

A comissão levou à mesa de negociação uma pauta, estabelecida pelo movimento estudantil, exigindo o congelamento da tarifa e afirmar que o valor de R$ 2,55 é considerado como “roubo” por parte dos estudantes. Questionaram também o atraso constante dos ônibus, o prazo de entrega das carteiras de meia-passagem pelo SETAP, a qualidade das novas paradas de ônibus, que no calor queimam os usuários, e no período chuvoso não protegem quem tenta se livrar da chuva. Citaram ainda, o número de pontos de ônibus que é totalmente reduzido, principalmente na periferia da cidade.

Foi colocado em pauta também, a licitação com transparência, o retorno do controle de bilhetagem eletrônica para o município (EMTU), a cobrança do pagamento da taxa de gerenciamento da dívida pelas empresas de ônibus ao município de Macapá, que segundo o Vereador Gian do NAE, é de 16 milhões, e a continuidade das ações dos estudantes.

A postura da PMM foi de mostrar que herdou das administrações anteriores os problemas atuais do transporte coletivo. Desde os ônibus sucateados até o fato de não haver um número considerável da frota, que possa suprir as necessidades dos usuários.

A Vice Prefeita Helena Guerra, afirmou que durante o período de abril não haverá reajuste na tarifa, e expôs a nota de pedido de aumento que o SETAP emitiu, e em a resposta, a Prefeitura mostrou não ter entrado em discussão sobre o assunto e que não haveria aumento, mas não houve nenhuma garantia de que não houvesse aumento da tarifa durante o ano de 2010.

Os estudantes prometem novo ato, caso não se tenha nenhuma garantia de que este reajuste tarifa não seja concretizado, além dos outros pontos da pauta.

O Vereador Clécio Luís interveio em favor dos estudantes e intermediou alguns pontos citados no protesto. O Vereador também conseguiu com que uma nova reunião com a PMM fosse remarcada para a próxima segunda às 16 horas.

Em resposta os Vereadores afirmaram serem contra o aumento da tarifa de transporte coletivo e garantiram o apoio ao Movimento Estudantil.

Por Naiane Feitoza (Assessoria de Imprensa – Vereador Clécio Luís (Psol))

0 comentários: