27 de abril de 2010

O Amapá aparece outra vez

Na sexta-feira passada, 23 de abril, o Globo Repórter fez mais um documentário sobre a Amazônia, e dessa vez usou o “Doutor Montenegro”, navio da Marinha brasileira que atende à população que vive isolada no meio da floresta Amazônica. O grande destaque do documentário foi justamente a existência do Dr. Montenegro.

Antes da chegada do navio da Marinha, durante muito tempo, um homem sozinho fazia o atendimento no Vale do Rio Juruá e chegou a ser tema de reportagem de uma revista importante da época, a revista “Realidade”. A revista falava sobre a cidade de Cruzeiro do Sul e trazia uma foto do médico Manuel Braga Montenegro dizendo: “O único médico que tem 70 mil clientes”.

Aos 84 anos. Ele tem muitas historias para contar. O navio se chama Doutor Montenegro por causa do Dr. Braga Montenegro, que foi para a Amazônia também recém-formado.

Uma semente deste trabalho também mora no Amapá, a primogênita do Dr. Montenegro, a Dra. Jalna Ibernon Montenegro Monteiro, que já vive em nosso estado há duas décadas e trabalha como pediatra no serviço Público do estado.

Em 2006 a Dra. Jalna recebeu pela Câmara de Vereadores o título de Cidadã Macapaense, pelo mandato do Vereador Clécio Luís (PSOL), que também deu o mesmo título à Zilda Arns, que foi fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança.

Estamos emocionados e orgulhosos por termos os Doutores Montenegro fazendo parte da nossa história, prestando serviços e morando em nossa cidade.

Por Naiane Feitoza (Assessoria de Imprensa – Vereador Clécio Luís)

0 comentários: