13 de abril de 2010

Férias trazem mais satisfação do que bens materiais, diz estudo

Em artigo publicado no Journal of Personality and Social Psychology, psicólogos da Cornell University, em Nova York, dizem que ao avaliar outras oito pesquisas, perceberam que o ser humano tende a comparar seus bens com os de outras pessoas.

Por isso, segundo os cientistas, as experiências trazem mais satisfação, já que são mais pessoais e difíceis de serem comparadas. “Imagine que você compra uma TV de tela plana, e está feliz com ela. Mas aí você vem à minha casa e eu tenho uma TV com uma imagem maior e melhor. Isso vai decepcionar e chatear você”, explicou Thomas Gilovich, um dos autores do estudo.

“Mas se você for de férias para o Caribe e eu também, você tem as suas memórias - sua conexão única com o Caribe - que ninguém mais tem e que fez as suas férias especiais”, afirma.

Ainda segundo o estudo, a decisão de gastar dinheiro com uma “experiência” é mais fácil de ser tomada do que a de um bem material.

Além disso, de acordo com os autores, quando as pessoas compram algo, elas tendem a ficar ruminado sobre as outras alternativas de que tinham à disposição ou a continuar comparando o que têm com o que não puderam comprar.

“Os resultados que obtivemos mostram que a compra de uma “experiência” leva mais à sensação de bem-estar”, disse Gilovich.

Fonte: Portal G1

0 comentários: