26 de abril de 2010

Quadra junina amapaense começa a ser organizada pela Fefap

A Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap) começa a obedecer ao calendário de datas oficiais da quadra junina de 2010. Este ano participam da programação mais de 100 grupos juninos de todo o Estado, divididos em quatro pólos (Amapá, Santana, Jari e Macapá) e um sub-pólo (Bailique), reunindo mais de 14 mil adolescentes, jovens e adultos, o que torna o movimento junino a maior organização folclórica do Amapá, mobilizando centenas de trabalhadores e profissionais em toda sua quadra, que vai de 5 de junho até 4 de julho. Neste momento a Federação cumpre o calendário de obrigações burocráticas dos grupos e preparação do concurso Garota Fefap 2010.

Dividido em eliminatórias municipais, realizadas nos pólos e sub-pólo, e a final estadual, da qual participam os classificados nos municípios, os concursos são todos organizados pela Federação em parceria com Governo do Estado e algumas prefeituras que apóiam. De acordo com Daiana Ramos, presidente da Fefap, o movimento junino organizado é um dos artifícios de manutenção da cultura e do folclore, mas também cumpre a função social de dar uma ocupação para jovens e adolescentes principalmente das periferias, onde estão localizados os movimentos.

O prazo para inscrição dos grupos já cadastrados na Federação para participar do festival já encerrou, a Fefap aguarda a entrega das sinopses, relação de cadastros dos filiados e históricos até o dia 1º de maio, quando também encerra o prazo para a inscrição de representantes dos grupos para o Garota Fefap. Até esta data estão inscritas 30 garotas. O coquetel de apresentação das concorrentes será no dia 6 de maio, no dia 29 do mesmo mês será o concurso, na sede do Trem Desportivo Clube.

Fonte: Ascom Fefap

0 comentários: