21 de abril de 2010

Esforço do MC busca melhorar telefonia no Amapá

A Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações realizará, na próxima semana, reunião com a empresa Oi, concessionária da telefonia e transmissão de dados no Amapá, para avaliar a qualidade do serviço prestado e as ações para implantar a Internet Banda Larga no único estado da federação onde não há transmissão de dados por fibra ótica.

A reunião foi informada ao gabinete da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP ) pelo secretário Jovino Francisco Filho e é desdobramento da audiência pública realizada na Comissão da Amazônia, dia 14 passado, a pedido da deputada Janete, quando a Secretaria e a Anatel comprometeram-se em dar mais atenção ao Amapá.

O secretário disse que tratará com a Oi sobre a implantação da linha de fibra ótica desde a Guiana Francesa, que se encontra ainda em fase de pré-projeto e deve ser realizada em parceria com o governo francês, governo brasileiro e iniciativa privada. A qualidade da telefonia no Amapá, como no Arquipélago do Bailique, por exemplo, também estará em pauta.

BANDA LARGA – Pelo linhão do Tucuruí, o cabeamento de fibra ótica chegará no Amapá em 2014, transmitindo dados desde a Venezuela, Roraima e Amazonas. Já o cabeamento desde a Guiana deve reduzir esse tempo pela metade, segundo estimativa que o Ministério das Comunicações apresentou na audiência pública do dia 14. A Guiana Francesa a Venezuela trocam dados com o restante do mundo por satélite e por cabos submarinos de fibra ótica. O primeiro é ancorado nas Américas Central e do Norte e o segundo, na América do Norte e no Brasil (Fortaleza).

“A deputada Janete Capiberibe fez um discurso muito inteligente e nos deu um puxão de orelha em todos”, afirmou Jovino, por telefone. “Por isso, vamos avaliar a qualidade do serviço sob a percepção do usuário. Estamos fazendo muita coisa e vemos o copo meio cheio, mas, para o usuário final, pode parecer que o copo está meio vazio. Precisamos avaliar sob este ponto de vista”, explicou o secretário.

Por Sizan Luis Esberci - Gabinete da deputada federal Janete Capiberibe – PSB/AP

0 comentários: