11 de abril de 2010

Nepotismo

Nepotismo é o favorecimento dos vínculos de parentesco nas relações de trabalho ou emprego. As práticas de nepotismo substituem a avaliação de mérito para o exercício da função pública pela valorização de laços de parentesco. Nepotismo é prática que viola as garantias constitucionais de impessoalidade administrativa, na medida em que estabelece privilégios em função de relações de parentesco e desconsidera a capacidade técnica para o exercício do cargo público. Um grande nepotista foi Napoleão Bonaparte. Em 1809, três de seus irmãos eram reis de países ocupados por seu exército.

No Amapá, em pleno século XXI, o nepotismo rola solto. Semana passada, o governador Pedro Paulo Dias de Carvalho (PP), empossou seus parentes aos cargos de secretários estaduais. A Secretaria de Saúde terá o comando de seu “irmão” Elpídio Dias de Carvalho. A Secretaria Especial de Governo será comandada por seu outro “irmão”, Benedito Dias. Já a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social será chefiada por sua “esposa”, Denise Carvalho.

NEPOTISMO NA POLÍTICA É COMUM!!!

O governador do Amapá, não é o único a praticar nepotismo no Brasil, outros políticos também favorecem seus parentes na hora de conseguir um emprego. A pratica é tão comum que existe até explicação. Segundo alguns especialistas, nepotismo pode ser instintivo, uma maneira de seleção familiar. Parentes próximos possuem genes compartilhados e protegê-los seria uma forma de garantir que os genes do próprio indivíduo tenham uma oportunidade a mais de sobreviver.

ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUEM NUNCA PRATICOU NEPOTISMO!?!?!?

Por Emanuel Costa

0 comentários: