22 de abril de 2010

Prevenção ao escalpelamento se intensifica a partir desta sexta

A Marinha do Brasil e a Associação das Mulheres Vítimas de Escalpelamento do Amapá intensificam a partir desta sexta, 23, até dia 30 de abril a campanha de prevenção ao escalpelamento, inscrição de embarcações e instalação da proteção no eixo e volante dos barcos ribeirinhos. As ações são gratuitas e ocorrem no Pier da Capitania, em Santana, e no Igarapé das Mulheres (Bairro Perpétuo Socorro), em Macapá, e visam cumprir o que determina a Lei 11.970/2009, de autoria da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP).

“Estou feliz em ver que a Lei 11.970/2009, um pedido das mulheres vítimas de escalpelamento que apresentei no Congresso Nacional, já está dando resultados e provocando mudanças na vida dos ribeirinhos, como a inscrição na Capitania dos Portos e a cobertura do volante e do eixo. Com certeza, os passageiros e os donos de barco vão navegar com mais segurança”, comemora a deputada amapaense, autora da Lei.

Dia 26, às 15 horas, na Câmara de Vereadores de Santana, ocorre a solenidade de lançamento das Campanhas com o objetivo de dar visibilidade e sensibilizar a sociedade civil, a mídia e outros organismos dos governos, novos parceiros e voluntários.

A Marinha do Brasil atendeu pedido da deputada federal Janete Capiberibe e estendeu as campanhas aos municípios de Vitória do Jari, nos dias 24 e 26 de maio, e Laranjal do Jari, nos dias 27 a 31 de maio.

A campanha iniciou pelo Arquipélago do Bailique, dias 10 e 11, quando a Capitania de Santana capacitou policiais e voluntários e instalou 26 proteções nos eixos e volantes dos barcos ribeirinhos e ofereceu curso de formação de aquaviários (pilotos de embarcações). Nos dias 15 e 16, a Capitania capacitou voluntários no Pier de Santana.

Até o final da campanha, devem ser instaladas cerca de 400 proteções em parceria da Marinha, Defensoria Pública da União e Gabinete Pessoal do Presidente da República. O BASA, a Petrobrás e a Transpetro estão custeando a fabricação das carenagens, num investimento de compromisso social das empresas.

Conforme dados da Marinha, em 2007 estavam inscritas 68 mil barcos que navegam na região Amazônica, mas a estimativa é que o número seja de 1 milhão de embarcações. “Vamos continuar esse trabalho de conscientização para registrar as embarcações e torná-las mais seguras”, afirma a deputada Janete.

Em 2008, a deputada federal Janete Capiberibe reservou R$ 100 mil das suas emendas orçamentárias que serviram para reformar as embarcações que estão sendo usadas nos deslocamentos de treinamento, blitze e fiscalização.

Por Sizan Luis Esberci - Gabinete da deputada federal Janete Capiberibe – PSB/AP

0 comentários: