21 de abril de 2010

Dura Realidade

“Você conhece a história de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes?”. Está foi à pergunta que eu (Emanuel Costa) fiz pelas ruas da capital, Macapá, na manhã de hoje (21). O resultado da enquete surpreende, por que das 43 pessoas ouvidas, 31 delas disseram “não” sabe da história do Tiradentes, apenas sabem que o Dia do Tiradentes é feriado nacional.

Isso me deixou com a pulga atrás da orelha: porque as pessoas esquecem a história dos grandes nomes brasileiros? - por falta de memória ou é a educação do país que é falha? Eu não sei responder. Talvez, os especialistas possam da uma resposta, ou quem sabe os políticos brasileiros respondam esta pergunta, porque eles ao invés de busca investimentos para educação estão mais preocupados com seus futuros.

REFRESCANDO A MEMÓRIA

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dentista, tropeiro, minerador , comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil e herói nacional. O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade de Tiradentes (Minas Gerais), antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi nomeada em sua homenagem.

Por Emanuel Costa, com ajuda do site Wikipédia, a enciclopédia livre

0 comentários: