26 de abril de 2010

Polêmica

Desde o surgimento da internet, na década de 90, tornou-se comum os grandes jornais impressos do mundo coloca seus conteúdos na internet através de sites. Porém, recentemente, essa união abriu uma grande discussão. Em novembro de 2009, o mais poderoso dono de jornais impressos do mundo, o americano Rubert Murdoch, anunciou que até setembro deste ano vai implantar a cobrança do conteúdo on-line em suas mídias. Segundo ele, quando uma pessoa faz uma breve pesquisa pelo google aparecem vários resultados instantâneos de notícias de suas empresas.

Rubert Murdoch diz ainda que os jornais impressos estão dormindo em postar a versão impressa na on-line ao mesmo tempo, porque como a internet ,atualmente, é mais acessada mundo, é claro que as pessoas não vão mais comprar jornais, só vão ler pela rede. Ainda segundo Mudoch, o gasto de dinheiro é muito grande para produzir um jornal ou uma notícia de qualidade e quando os leitores se negam comprar jornais, as empresas pedem muito dinheiro, algumas até já faliram. O modelo de cobrança não foi explicado especificamente pelo americano, mas os jornais e blogueiros do planeta vão ganhar muito dinheiro.

Essa polêmica proposta do americano ganhou adesão no Brasil, os jornais impressos Folha de São Paulo e Correio Brasiliense também estão dispostos a aderir o sistema de cobrança em seus conteúdos on-line, por que segundo eles, o custo com profissionais qualificados é grande, eles precisam ter um retorno extra, além dos patrocinadores.

No Amapá, os dois grandes jornais impressos, o Jornal do Dia e Diário do Amapá também pretenderiam aderir à cobrança do conteúdo on-line se o sistema de cobranças chegasse ao estado. “Tudo que é novo, é bom. Ainda mais quando da lucros.”, comentou o editor-chefe do Jornal Diário do Amapá, Douglas Lima.

Entretanto, alguns internautas amapaenses não concordam com a cobrança. “Ler uma notícia pela internet tornou-se muito mais viável, porque on-line você ler e não precisa levar os jornais pra casa, só para acumula um monte de papéis. Os papéis de jornais poluem as ruas e claro o meio ambiente”, comentou o funcionário público João Silveira, de 45 anos, que adora navegar pela internet.

Mas há quem goste de ler os jornais impressos como o aposentado Lino Braga, de 61 anos, que não dispensar o bom e velho jornal impresso. “Eu prefiro ler o jornal impresso, porque as notícias on-line é só para quem sabe acessar internet”, disse o aposentado que é leitor de jornais desde a década de 90.

QUEDA NA VENDAS

Será mesmo que a internet causou uma crise no jornalismo impresso, os grandes especialistas em comunicação dizem que não, a queda dos jornais segundo eles, é percebida há décadas. Segundo Douglas Lima, editor-chefe do JDA, não ouvir queda nas vendas de jornais com a criação do site, porque quem ler as notícias pela internet é geralmente, pessoas que vivem fora do Estado.

NOTÍCIAS PELA INTERNET

Uma recente pesquisa do portal UOL mostra que 40% da população brasileira preferem ler as notícias pela internet porque é mais dinâmica, a notícia é mais veloz e o texto do conteúdo on-line é simples e fácil de entender. 25% dos brasileiros gostam de ler jornais impressos e 35% dizem que ficam informados vendo televisão ou ouvindo rádio.

Por Emanuel Costa, com ajuda da revista Imprensa e Portal UOL

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