1 de fevereiro de 2011

Procon/AP inicia fiscalização em farmácias e drogarias

Farmácias e drogarias de Macapá e Santana serão fiscalizadas pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AP) no período de 1º a 4 de fevereiro. A ação inicia o cronograma de fiscalização para o carnaval e irá averiguar a venda de preservativos masculinos e femininos, constatando informações de preços, validade, registro da Agência Nacional de Saúde (ANS) e forma de pagamento.

O Procon alerta o consumidor para tomar alguns cuidados, no período de carnaval. Principalmente com relação ao preservativo que é um dos produtos mais comercializados nessa época, porém, é importante utilizá-los de forma adequada para não causar danos à saúde. É preciso verificar as instruções corretas, validade, se a embalagem está em boas condições, origem, identificação do fabricante ou importador, e o selo do Inmetro.

Segundo a diretora do Procon, Maria Nilza, o alvo das farmácia e drogarias serão os preservativos. “Iremos verificar a validade. As embalagens serão conferidas para ver se contêm todas as informações do fabricante. Caso o mesmo não esteja compatível ou apresentando qualquer índice de falsificação será recolhido”, diz Nilza.

De acordo com o chefe de fiscalização, Zacarias Chagas, a vistoria de preservativos acontece constantemente, mas a ação é intensificada na véspera do carnaval, pois há aumento de venda do produto nos dias de folia. “É bom lembrar que nos postos de saúde do Estado, as camisinhas são distribuídas gratuitamente em embalagens individuais”, ressalta Zacarias.

Fonte: Procon/AP

0 comentários: