22 de fevereiro de 2011

Ivana Cei é a nova Procuradora-Geral do Ministério Público do Amapá


O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, anunciou na noite desta segunda-feira, 21, o nome da promotora Ivana Lúcia Franco Cei para assumir o cargo de Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado. Ela foi indicada na Lista Tríplice junto com o também promotor Iaci Pelaes e o procurador Márcio Augusto Alves.

Dos três, Ivana Cei foi a mais votada pelos 75 membros entre procuradores e promotores de Justiça. A promotora Ivana Lucia Franco Cei obteve 41 votos, o promotor Iaci Pelaes dos Reis, 37 votos, e o procurador Márcio Augusto Alves, 31 votos. A Lista foi entregue 15 dias atrás ao governador pela presidente da Comissão Eleitoral, a procuradora de Justiça, Maria do Socorro Milhomem. Constitucionalmente, cabe ao governador do Estado decidir por um nome da Lista após avaliação.

Ivana Lúcia Franco Cei é promotora de Justiça, tem pós-graduação em Direito Civil, Processo Civil, Direito Penal, Processo Penal, Direito Ambiental e Políticas Públicas. É mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas. Na administração foi chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça e Presidente do Conselho Fiscal da Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa). Até agora exercia o cargo titular da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo da Comarca de Macapá (Prodemac).

Sua atuação se destaca na área ambiental. Foi ela quem criou a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e garantiu a participação do MP no Plano Piloto de proteção de Florestas Tropicais no Brasil; coordenou atividades de Força Tarefa Ambiental das áreas de ressacas de Macapá e Santana; utilizou os Termos de Ajuste de Conduta para equipar órgãos ambientais dos municípios com veículos, para transformar a lixeira pública em aterro controlado e para apoiar a elaboração e publicação do Atlas das Unidades de Conservação do Amapá; entre outros feitos em benefício do Meio Ambiente.

O governador assina o decreto, que será publicado, e logo após o Ministério Público anuncia a posse da promotora Ivana Cei.

Fonte: SECOM-AP

0 comentários: