28 de fevereiro de 2011

Amapá assume compromissos para reduzir mortalidade infantil

Com uma taxa de mortalidade infantil superior à do Brasil, o Amapá avançou na sexta-feira, 25, no esforço para reduzir os números, com a entrega de certificados dos concluintes do curso de Qualificação Para Redução da Mortalidade Infantil, que formou 215 profissionais da área da saúde.

O governador Camilo falou da importância da realização e conclusão do curso que teve como objetivo qualificar tecnicamente os profissionais, principalmente os que atuam nos cuidados às mulheres grávidas e recém-nascidos.

“Esse curso vai favorecer as usuárias das maternidades Mãe Luzia e de Santana, e as Unidades Básicas de Saúde, incluindo os outros municípios. É vergonhosa nossa situação diante de outros estados do Norte. A vida não tem preço e estamos pagando com a vida das crianças. O que aconteceu ano passado na Maternidade, nunca mais pode acontecer”, disse o governador referindo-se ao falecimento de bebês em 2010 que teve repercussão nacional.

A taxa de mortalidade infantil no Amapá é de 18,5%, 4% acima da média da Região Norte e 5% a mais que o Brasil inteiro. A meta do governo estadual é ficar com o percentual menor que o do Brasil.

O governador informou que a Maternidade Mãe Luzia passa por reformas e em breve ficará pronta, incluindo o novo berçário. Mesmo assim, não vai atender a demanda. “O crescimento do Estado dificulta o atendimento ideal. Para reduzir, temos que firmar pacto na educação e com a sociedade. Conversei com os secretários Evandro Gama, da Saúde e Eli Almeida, da Ação Social, para agirmos”, afirmou.

Segundo o governador uma das saídas para os problemas da Maternidade Mãe Luzia é estabelecer um diálogo com todos os municípios para fazer a integração das redes estadual e municipais. “Temos que deixar claro que o compromisso é de todos: profissionais, governos e sociedade. Vamos nos unir em torno desse objetivo e reduzir essa taxa”, disse o governador. Ainda esta semana ele se reúne com o prefeito Roberto Góes para conversar sobre o Hospital Metropolitano.

O governador assumiu três compromissos, o de reduzir a taxa de mortalidade infantil ainda em 2011, melhorar o atendimento na maternidade e concluir as obras do Hospital Metropolitano e de Santana. “Estou à disposição para trabalhar na área de saúde. Vamos nos unir e cumprir o que estamos prometendo. O objetivo desse curso é dos mais nobres: salvar a vida das crianças e garantir o direito de nascer e viver”, finalizou.

Fonte: SECOM/GEA

0 comentários: