1 de fevereiro de 2011

Governo do Amapá discute parcerias com autoridades francesas

Na manhã desta terça-feira, 1º de fevereiro, o governador do Estado Amapá, Camilo Capiberibe recebeu em seu gabinete o governador da Guiana Francesa, Daniel Ferey e uma comissão composta por 12 autoridades guianenses. Também participaram da reunião a secretária de turismo, Helena Colares, e a diretora-presidente interina da Agência de Desenvolvimento do Amapá (ADAP), Ivana Antunes.

O primeiro ponto discutido foi à implantação da Banda Larga no Amapá. “É fato que existe a possibilidade de trazer a banda larga para o Estado através da Guiana Francesa e, cada vez mais, estamos estreitando os acordos para possibilitar essa realidade à população amapaense”, disse o governador Camilo Capiberibe.

A criação de uma empresa de filetagem de peixe, para consumo local e exportação para o mercado Europeu, também foi outro assunto discutido. “Tanto na Guiana, quanto na Europa, o consumo de peixe da espécie Pargo é muito grande e, através de um acordo de cooperação, vamos estudar uma forma de implantar uma empresa que trabalhe a filetagem desse peixe. Essa empresa vai atender as exigências fitossanitárias (padrões de higienização) do Brasil e da França”, ressaltou o governador da Guiana Francesa, Daniel Ferey.

Para o governador Camilo Capiberibe, a criação da empresa de filetagem, assim como a criação de uma Pequena Central Hidrelétrica (PHC) na cachoeira Salto Cafezoca, é uma oportunidade de geração de empregos e desenvolvimento para o Amapá e para a população da Guiana Francesa.

Camilo Capiberibe também falou sobre a ponte sobre o rio Oiapoque e a Guiana Francesa. “Quando se fala da ponte, as autoridades Guianenses ficam com receio, pois acreditam que a facilidade da entrada de brasileiros vai aumentar o número de clandestinos e, consequentemente, o aumento de problemas sociais. Mas, eu faço questão de deixar bem claro que vamos desenvolver o município de Oiapoque. Vamos fazer isso por meio do intercâmbio, cultural, comercial e científico. Além disso, vamos criar um mecanismo para que a população amapaense tenha facilidade de obter o visto. Isso facilitará a entrada dos amapaenses na Guiana”, enfatizou Camilo Capiberibe.

Segundo o governador, a reunião foi uma oportunidade de expor a agenda de assuntos que interessa tanto o Brasil, quanto a França e, em seu balanço, foi possível ter um grande avanço nas negociações. “A reunião de hoje teve um saldo positivo e já ficou acertado que haverá duas reuniões, uma em Abril e outra em Setembro, da Comissão Transfronteiriça para discutir o acordo entre Brasil e França”, ressaltou o governador.

Fonte: SECOM

0 comentários: