4 de fevereiro de 2011

Politec vai inaugurar banco nacional de DNA no Amapá

A Polícia Técnica Científica do Amapá (Politec) vai disponibilizar, em breve, o banco nacional de DNA. De acordo com o perito Pablo Frances, o sistema vai ser instalado no Brasil em caráter simultâneo.

O serviço visa facilitar a identificação de pessoas envolvidas em crimes. Peritos de todo o Brasil vão poder cruzar informações a partir do material coletado e esclarecer se a pessoa presa em qualquer unidade da fe-deração está ou não sendo procurada pela polícia.

A Politec do Amapá já possui o equipamento, além de outros necessários ao desenvolvimento dos trabalhos, o que dará um avanço importante ao crime, cujo autor é desconhecido.

Uma emenda parlamentar de autoria da deputada federal Fátima Pelaes (PMDB), vai ajudar na estruturação da entidade. O governador Camilo Capiberibe esteve em Brasília acompanhando a parlamentar a trazer os benefícios ao Amapá.

Exames como de balística, fonética e DNA serão os mais beneficiados com a verba. O microcomparador balístico, usado em crimes praticados com armas de fogo, responsável para saber o calibre do projétil está em pleno funcionamento.

Segundo informações da direção da Politec, vários outros setores devem receber equipamentos a partir das negociações com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), contemplando setores de alcoolemia, perícia ambiental e envenenamento.

O sistema de informática está sendo inovado com o recebimento de 15 computadores e impressoras. Estas máquinas serão instaladas a fim de colocar em rede as informações da instituição.

Fonte: Politec

0 comentários: