21 de março de 2011

Técnicos divulgam relatório sobre casos de Febre Tifóide no AP

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) e técnicos do EpiSUS do Ministério da Saúde, divulgou nesta segunda-feira, 21, o relatório de casos de Febre Tifóide no Amapá.

Segundo o relatório, desde o fim de 2010, o município de Macapá vem registrando casos da doença. No documento consta que, até o presente momento foram identificados 72 casos suspeitos de Febre Tifóide, entre as Semanas Epidemiológicas (SE) 40 de 2010 e 9 de 2011.

Destes, 30 (41,7%) foram confirmados por critério laboratorial, 23 (31,9%) descartados e 19 (26,4%) estão em investigação. Dos casos confirmados, 16 (53,3%) são do sexo feminino, 29 (96,6%) são residentes em Macapá e 1 (3,4%) é do estado do Pará.

Os técnicos divulgaram também no relatório os bairros com incidência da doença: quatro casos no Buritizal, três no Santa Rita, dois no Universidade, dois no Zerão, dois no Pacoval, dois no Muca e outros distribuídos em demais bairros, em menores proporções.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Liliany Mara Rodrigues, ressaltou que a Sesa está preparada para um eventual aumento nos números de casos da doença. “O Estado está pronto e atuando no combate a doença. Na Central de Medicamento existe um estoque de Hipoclorito de Sódio que pode ser doado à população para ser usado na purificação da água que será consumida. Medicamos usados para combater a doença também estão disponíveis na Central de Medicamento”, concluiu Liliany.

Fonte: Ascom/SESA

0 comentários: