10 de março de 2011

Fortaleza de São José de Macapá comemora 229 anos

A Fortaleza de São José de Macapá comemora, no dia 19 de março, 229 anos, com uma vasta programação organizada pelo governo do Estado. A comemoração inicia na quarta-feira, 16, e prossegue até o dia 19, data do aniversário.

A fortificação é um dos mais importantes patrimônios históricos da cultura amapaense.Ela foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no dia 22 de março de 1950, quando a registrou em seu livro de tombo.

A programação começa com a abertura do espaço para comercialização de suvenir, visita monitorada, abertura da gincana entre as escolas selecionadas e início do seminário “Fortaleza de São José de Macapá: Memória e Identidade Social”. A primeira palestra será ministrada pela professora mestra Célia Chaves com o tema “O direito Pombalino”, redirecionado a mão de obra indígena da Amazônia no século XVIII. Em seguida será realizada a palestra “As contradições do Desenvolvimento Amazônico”, ministrado pelo professor Doutor Augusto Oliveira. A noite será prestigiada com uma Vernissage de Artes Plástica-Exposição Coletiva.

Na quinta-feira, 17, pela manhã, acontece visita monitorada. A tarde será realizado novamente o seminário “Fortaleza de São José de Macapá: Memória e Identidade Social”. A palestra será ministrada pela professora mestra Verônica Xavier com o tema “Trabalhadores Africanos redesenhando a Vila de São José de Macapá”, seguido pela palestra do professor Doutor Alberto Torres com o tema “Paisagem da Fortaleza de São José de Macapá e Integração no cenário urbano”.

Na manhã da sexta-feira, 18, a Fortaleza estará realizando a Oficina de Fotografia promovida pelo Museu da Imagem e do Som (MIS). A tarde, o seminário “Fortaleza de São José de Macapá: Memória e Identidade Social”, com duas palestras, a primeira realizada pelo professor mestre Claudio Reis com o tema “A Prática Patrimonial em sala de aula”, e com o professor Doutor Marcelino Alves com a temática: “Reflexão sobre a Memória da Fortaleza de São José de Macapá”.

E, finalmente, no sábado, data do aniversário, a programação começará às 6h, com o Alvorecer da Fortaleza: Alvorada Festiva, com salva de 21 tiros, recepção aos convidados, apresentação musical da Banda da Polícia Militar (Revelim), café da manhã com direito a apresentação cultural, recepção ao Santo Padroeiro de Macapá, apresentação do Coral Primavera, premiação da escola vencedora da gincana.

Pela parte da tarde, a partir das 14h, acontecerá uma roda de capoeira no Baluarte de Nossa Senhora da Conceição. Às 17h será realizada a missa campal, presidida pelo bispo da Diocese de Macapá, Dom Pedro José Conti, na área do anfiteatro.

Fonte: SECOM/GEA

0 comentários: