28 de março de 2011

Eleições 2012: Roberto Góes, Lucas Barreto e Michel JK são os nomes até o momento para Prefeitura de Macapá

Nem bem a Justiça Eleitoral encerrou as eleições 2010 devido aos embaraços criados pela Lei Ficha Limpa, o tabuleiro político para 2012 já começa a ser desenhado. Ainda timidamente, lideranças políticas, pré-candidatos e partidos trabalham de olho em outubro do ano que vem.

Embora pareça distante para o eleitor os 18 meses que ainda faltam até o próximo pleito, no campo das articulações políticas o tempo é outro. Políticos com vários mandatos e disputas eleitorais no currículo como o atual prefeito de Macapá, Roberto Góes (PDT) e o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, Lucas Barreto, e outros com menos estrada, como o deputado estadual Michel JK (PSDB), são alguns nomes até o momento que deverão concorrer ao segundo cargo eletivo mais importante do Estado.

Mesmo tendo enfrentado desgaste com a operação Mão Limpas, o prefeito Roberto Góes ainda tem tempo para se recuperar politicamente e concorrer à reeleição. Situação semelhante acontece com o deputado federal Sebastião Bala (PDT), preso durante a Operação Pororoca e depois eleito novamente para novo mandato. No momento, Góes cogita deixar o PDT. A mudança de sigla, provavelmente faz parte do projeto político para 2012.

O PDT tem outras lideranças além do prefeito. São quatro deputados estaduais e um federal. A ex-primeira dama, Marília Goés faz parte da bancada do partido no legislativo estadual e, caso tenha interesse em disputar a prefeitura, seria um duro obstáculo para o atual prefeito.

Já no PTB o debate é outro. Lá, o ex-presidente da Assembleia, Lucas Barreto só não será candidato se não quiser. Ele acaba de disputar duas eleições majoritárias: em 2008 a prefeitura de Macapá e o governo do Estado em 2010. Nas eleições municipais ficou em terceiro lugar e ao governo em segundo.

Após duas derrotas políticas e sem mandato, o futuro político de Lucas em 2012 vai depender do desempenho de seus adversários diretos em 2008 e 2010. O ex-deputado era aguardado como a nova liderança da oposição, mas tem se mantido afastado dos debates.

No PSDB, do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Amanajás, um jovem deputado poderá ser o nome dos tucanos. Recentemente durante um encontro do partido teria sido discutido o nome de Michel JK como candidato a prefeitura de Macapá em 2012. Michel encontra-se no segundo mandato na Assembleia, mas a legenda tem ainda outros nomes como o ex-prefeito de Macapá e ex-senador Papaléo Paes, e também Amanajás que disputou o governo em 2010 ficando em terceiro lugar.

Quanto aos partidos que atualmente governam o Estado, PSB e PT, o nome dessas legendas a prefeitura deve passar por um acordo feito durante a formulação da aliança de 2010. O PSB do governador Camilo Capiberibe deverá apoiar um nome indicado pelo PT. As diversas correntes que integram o Partido dos Trabalhadores têm até o ano que vem pra definir um nome. Até lá resta ao PSB torcer para que a disputa interna no PT não traga desgastes ao governo.

Fonte: A Gazeta

1 comentários:

Anônimo disse...

Macapá tem que ter muito cuidado com os paraquedas caras de pau que aparecem por aqui, como o caso Fidúcia (FDL)do Sr.Merison que tem como braço direito aqui. Heraldo Silva, que depois de ter mamado nas tetas da Secretária de Educação do Pará,(SEDUC) deixou mulher e filhos em Belém e veio fixar residencia em Macapá. alguma esse esta aprontando. de olho nas eleições 2012. esse é muitoooo cara de pau