5 de março de 2011

Surto de febre tifóide sobe para risco de epidemia em Macapá

O surgimento de novos casos suspeitos de febre tifóide em Macapá aumentou o alerta decretado pelo Departamento de Vigilância em Saúde do município para o risco de uma epidemia. Na semana passada, o órgão já havia confirmado um surto da doença na capital. Agora um novo boletim, divulgado esta semana, mostrou que o número de notificações subiu de 38 para 50, com 21 confirmações. Outros dez casos estão em análise.

Desde a segunda quinzena de janeiro, o Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen) tem recebido com frequência diversas amostras. “No mês de janeiro foram isolados quatorze cepas de salmonelas tiphy, sendo treze detectadas pelo exame de sangue e uma pelo exame de fezes. Já em fevereiro, dezoito cepas deram entrada. Vale ressaltar que alguns exames foram repetidos para ter certeza do diagnóstico, mas ao todo, 21 foram confirmados aqui no laboratório”, destacou a biomédica do Lacen, Kelly Barbosa.

Segundo ela, o laboratório oficial está recebendo uma média de dois a três amostras por dia dos setores de Saúde municipal e estadual, além de famílias que esporadicamente realizam exames. “A demanda é grande e somente esta semana há dez amostras para serem examinadas”, diz a biomédica.

De acordo com Naíma Picanço, diretora da Divisão de Epidemiologia e Vigilância em Saúde de Macapá, até o momento, os focos da doença estão em apenas cinco bairros da cidade: Jardim Marco Zero, Santa Inês e Buritizal, localizados na Zona Sul, São Lázaro e Pacoval, que estão na Zona Norte da capital.

A diretora adianta que as medidas necessárias estão sendo tomadas. Todas as unidades de saúde, das redes estadual, municipal e privada receberam normas técnicas apresentando o surto da doença. Também estão sendo fiscalizados pontos de venda de alimentos e a rede de água nos locais em que foram registrados casos da febre tifóide.

Na semana passada, a Vigilância em Saúde do município encaminhou ao Lacen amostras das águas fiscalizadas. Todos os exames registraram resultados negativos quanto à localização da bactéria salmonelas tiphy – causadora da doença.

SINTOMAS DA FEBRE TIFÓIDE

Causada por uma bactéria conhecida como Salmonela Typhi, que provoca sérios danos ao aparelho digestivo, a doença vem registrando aumento nas notificações nas unidades de saúde privadas, municipais e estaduais. Caracteriza-se por febre alta, dores de cabeça, mal-estar geral, falta de apetite, retardamento do ritmo cardíaco, aumento do volume do baço, manchas rosadas no tronco, prisão de ventre ou diarréia. A febre tifóide resulta de um conjunto de fatores, as péssimas condições de moradia e higienização continuam sendo os principais contribuintes para a doença, neste período de chuvas.

Fonte: A Gazeta

0 comentários: