21 de março de 2011

Amapá vai estabelecer parceria com Venezuela

Neste domingo, 20, o governador Camilo Capiberibe recebeu o embaixador venezuelano Maximilien Arvelaiz em seu gabinete, acompanhado do senador Randolfe Rodrigues (Psol) e do vereador de Macapá Clécio Luis (Psol). O diplomata veio ao Amapá conhecer a capital do Estado, conversar com empresários e autoridades e facilitar as relações comerciais.

Os principais pontos da conversa com o governador Camilo foram sobre cooperação na importação de insumos para asfaltamento, construção civil, agronegócios, exportação de búfalos e parceria na área da saúde. O embaixador disse estar disposto a estabelecer relações comerciais e contribuir com o desenvolvimento do Estado.

O embaixador Maximilien afirmou ao governador que são reais as possibilidades de uma relação comercial imediata com o Amapá na pecuária referente à bubalinocultura, uma vez que já existe a relação aberta com o Pará, que é um dos maiores exportadores de búfalos para a Venezuela. Ele havia conversado no dia anterior com empresários de vários setores da economia do Estado e ouviu que há interesse de exportação e sobre a qualidade das criações de búfalo do Estado.

“Sabemos que o Amapá tem condições de exportar búfalos e temos interesse em garantir o mercado. Vamos determinar parâmetros, avançar para dotar o Amapá de condições, inclusive sanitárias”, disse o governador.

Pela riqueza petrolífera da Venezuela, o governador mostrou interesse na importação de insumos para a produção de asfalto como forma de baratear o produto, o que foi bem aceito pelo embaixador. Na construção civil, Camilo Capibeiribe disse querer informações sobre custos de importação da Venezuela para o Amapá. O embaixador reforçou a proposta de que empresários e autoridades do Amapá visitem seu país, em especial a capital Caracas, para que conheçam de perto a economia e produção destes insumos.

A semelhança entre o Amapá e a Venezuela na utilização de tambores nas manifestações culturais, vista pelo embaixador no Quilombo do Curiaú, onde apreciou o batuque e o marabaixo, abriu as portas para o intercâmbio cultural. Em novembro, durante a Semana da Consciência Negra, quando acontece o Encontro dos Tambores, o embaixador vai facilitar a vinda de grupos da cultura tradicional da Venezuela para o Amapá.

Ficou acertado que até junho as comitivas dos dois governos e empresários interessados, do Amapá e Venezuela, trocam visitas fortalecendo o intercâmbio para conhecerem de perto o que foi colocado como possibilidade de objetos de cooperação. O embaixador disse que há interesse em ampliar a relação bilateral com o Brasil através do Amapá.

O governador Camilo falou sobre parcerias de sucesso entre o Amapá e o Japão, na área de movelaria e manejo florestal e que hoje está conversando com a embaixada italiana para exportação de móveis. Camilo Capiberibe disse ainda ter interesse em receber no Amapá o presidente Hugo Cháves, que estará no Brasil em abril deste ano.

Fonte: SECOM/GEA

0 comentários: