11 de março de 2011

Comissão do governo do Amapá começa a trabalhar o Carnaval 2012

A Cidade do Samba foi visitada nesta sexta-feira, 11, pelo governador do Amapá Camilo Capiberibe e secretários de Cultura, Zé Miguel, de Obras, Joel Banha e pelo presidente da Liga das Escolas de Samba do Amapá (Liesa), Orles Braga. A visita foi a primeira iniciativa por parte do governo para a reestruturação do Carnaval a partir de 2012, que começa com alguns compromissos assumidos pelo governador.

Há dois dias do término da festa carnavalesca, sociedade, governo estadual e Liga, avaliam que o não acontecimento do desfile das escolas de samba, decidido pelo Conselho da Liesa, que votou pela não realização diante da realidade orçamentária do Estado, foi um incentivo para o início da profissionalização e independência do Carnaval amapaense.

De acordo com o governador, a partir deste ano os blocos e escolas de samba continuam a ter a parceria do governo estadual na infraestrutura e segurança, e um essencial reforço no apoio técnico para buscar recursos externos para o Carnaval. O primeiro compromisso foi o de montar uma comissão formada por especialista em captação de recursos do governo, para dar assessoria à Liesa, associações de blocos e escolas de samba.

“Essa equipe vai conversar com a bancada federal, empresários, e buscar outros investimentos que podem ser atraídos pela nossa proposta. É positivo para todos. Iremos investir recursos em outros segmentos culturais que têm pouco apoio, e as escolas e blocos não deixarão mais de desfilar, independente de crises”, disse o governador.

O outro compromisso firmado foi o de avançar com a obra da Cidade do Samba, cuja primeira etapa, prevista no projeto, deveria ter sido entregue em novembro de 2009. O governador entende que a Cidade deve ficar pronta de imediato, para que alguns dos projetos elaborados pela comissão possam ser realizados.

A primeira etapa custou R$ 8.525.588,00, sendo que o governo anterior repassou 42% para a empresa. O objetivo da equipe de governo é avaliar se este valor é correto e, caso esteja acima, os responsáveis pela obra devem ser chamados para discutir uma redução de custos. “Nossa intenção é que não saia dos cofres do Estado o que restar para pagar, tem de vir de outras fontes”, disse Camilo Capiberibe.

O projeto da primeira etapa prevê a construção de cinco galpões, dos quais apenas três estão cobertos, e nenhum tem piso ou dependências. Cada galpão, depois de pronto, terá cozinha, bar, banheiros e setor administrativo. A área externa abrigará estacionamento e praça.

“Não podemos agora definir data para a entrega da Cidade, mas queremos terminá-la o mais rápido. Através dela vamos tornar o Carnaval mais eficiente e barato para todos. Vamos dar condições para as escolas trabalharem. Nosso Carnaval vai gerar mais economia, lazer, turismo e desenvolvimento. A comunidade vai agradecer”, falou o governador.

Fonte: SECOM/GEA

0 comentários: