17 de março de 2011

Ministério da Ciência e Tecnologia faz parceria com o Amapá

Durante audiência com o governador Camilo Capiberibe, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, garantiu que irá implementar parceria com órgãos estaduais como o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), com o objetivo de fortalecer a ciência no Estado. “Ainda na próxima semana designarei alguém para ir ao Amapá e verificar como se darão as parcerias”, determinou o ministro.

Entre as ações que podem ter apoio do ministério está o resgate e melhoria do Museu Sacaca e a implantação de um Centro de Vocação Tecnológica (CVT) com ênfase no valor agregado à biodiversidade. A secretária extraordinária de Representação do Governo em Brasília, Janete Capiberibe, sugeriu que o CVT também desse destaque ao setor naval do Estado, aprimorando a mão-de-obra e os processos de fabricação de embarcações. A secretária é entusiasta da educação tecnológica e defendeu a iniciativa por meio de projeto de lei, audiências e comissão de trabalho na Câmara.

O governador Camilo Capiberibe também defendeu a integração do Iepa, fortalecido pelos programas do ministério, com a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) para aprofundar as pesquisas desenvolvidas pela Instituição. “Teremos um grande programa do governo federal para reforçar a formação de profissionais das engenharias em todo o país e poderemos aproveitar essas parcerias para reforçar os cursos da área na Ueap”, garantiu o ministro.

Em clima amistoso e descontraído, o ministro afirmou que o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) será uma “embaixada” do Amapá na Esplanada dos Ministérios. “Espero, ansiosamente, ir ao Estado para rever o povo amapaense e apresentar os resultados de nossas parcerias”, destacou o ministro.

Fonte: Ascom/SEAB

0 comentários: