21 de março de 2011

Consumidor amapaense vai pagar 16% mais caro para ter o pão francês à sua mesa

O pãozinho francês, ou popularmente conhecido como careca, é um dos itens favoritos no consumo do amapaense. Seja no café da manhã ou lanche da tarde, o produto combina com diversas bebidas, como sucos, café, achocolatados e até chás.

Porém, mais uma vez o preço vai deixar a refeição – especialmente a inicial do dia - de muitos amapaenses menos saborosa. Segundo um comunicado divulgado pelo Sindicato dos Panificadores do Amapá, por meio de uma emissora de televisão, o Estado sofreu um reajuste de 16,6 % no preço do pão.

Segundo o Sindicato, o aumento segue uma tendência nacional, o qual o trigo, principal ingrediente do produto, também sofreu um reajuste no preço, devido a quebras na safra na Rússia e China, que diminuíram a quantidade de produto disponível no mercado internacional. Por isso, a tendência é que o preço do pão continue oscilando até abril.

De acordo com dados nacionais levantados pela Federação do Comércio de São Paulo (Fecomercio/SP), nas prateleiras dos estabelecimentos nota-se ainda que os itens panificados acumulam alta de 11,46% nos últimos 15 meses. Apenas em janeiro, o pãozinho ficou 0,55% mais caro e demais itens fabricados com trigo, 0,47%. Este comportamento também é atribuído ao fato de o País não produzir trigo de qualidade para atender a demanda interna.

Ou seja, se antes o consumidor gastava R$ 6,00 por um quilo de pão, agora ele terá que desembolsar R$ 7,00. A dona de casa Maria Rita Lemos informa, que apesar de ficar mais caro, alimento ainda é essencial em sua rotina. “Infelizmente terei que pagar mais caro e isso vai forçar na minha renda. Mas independente disso, não deixarei de consumir meu pão, pois estou habituada”, concluiu.

Fonte: A Gazeta

0 comentários: