30 de março de 2011

As encalhadas voltam ao teatro das bacabeiras 01, 02 e 03 de abril

As Encalhadas voltam ao Teatro das Bacabeiras, nos dias 01, 02 e 03 de abril, às 21 horas, após um ano intenso de atividades culturais, por diversos espaços cênicos do estado do Amapá.

As Encalhadas narra a história de três mulheres, de três gerações distintas com algo bem significativo entre elas, A FALTA DA FIGURA MASCULINA, do homem em suas vidas. Assim, dona Severina, avó, matriarca da família, que vive, volta e meia, dando suas escorregadas, na busca de suas aventuras amorosas. Adelaide, a filha, vive com seus encantos e esperanças de encontrar a pessoa ideal, o homem certo para um relacionamento perfeito. Maria Antonia, a Toinha, a neta de Dona Severina e filha de Adelaide, é a adolescente da família e tenta acompanhar as mudanças do seu mundo externo, vivendo de artimanhas com seus ficantes secretos.

Dona Severina, após a morte de seu marido, caiu na fiscalização da sua filha Adelaide, que se utilizando de suas inúmeras e hilárias manobras, tenta dificultar todo e qualquer relacionamento da mãe, que por ventura venha acontecer. Por conseguinte, A velha Severina, em represália, mantém uma política contra os pretendentes de Adelaide, contribuindo assim para a não concretização das poucas oportunidades surgidas para namorar. A velha não perde a oportunidade de mostrar aos pretendentes de Adelaide, as falhas da filha, inventando assim fracassos e defeitos.

Adelaide engravidou de Maria Antônia, fruto de uma aventura amorosa, a adolescente da família, que reforça o partido, junto com a velha Severina, numa marcação cerrada contra as possíveis possibilidades de namoro de sua mãe Adelaide.

Ocorre, porém, que toda essa fiscalização entre avó, filha e neta contra a figura masculina, é fruto de uma promessa da velha Severina, que após a morte de seu marido e decepcionada com os homens, prefere exterminar a figura do homem na família. Porém, essa mesma promessa é quebrada, quando a própria velha apaixona-se pelo velho Adamastor, dono do frigorífico da esquina de sua casa, mantendo em segredo seus encontros secretos.

Em uma de suas estratégias, a velha Severina e Maria Antonia, se articula para banir de sua residência, o Paulo Mauricio, um forte pretendente de Adelaide, que ao visitar a casa das três mulheres, se depara com Maria Antonia, que simula ser espírita e passa a incorporar entidades espirituais, criando inúmeras situações hilárias e absurdas, desfavorecendo assim o namoro com Adelaide. Assim, avó e neta sentem-se vitoriosas quando o Paulo Mauricio abandona Adelaide.

No desenrolar da trama, Maria Antonia, a neta, descobre que sua avó anda de romance secreto com o velho Adamastor. Logo trata de entrar em ação, chantageando-a de por a boca no trombone, caso não consiga, junto com sua mãe Adelaide, a liberação para seus encontros amorosos com Pedro Paulo, seu ficante, um vendedor de raspadinha da Beira Rio.

Adelaide acaba descobrindo todas as armações da velha e da filha e vira o jogo, assumindo o controle da situação familiar, impondo as duas o reforço da promessa de ficarem juntas e unidas em, prol da situação condicional de continuarem encalhadas.

O sucesso das ENCALHADAS, deve-se principalmente as excelentes interpretações dos atores: Alcemy Araujo, já conhecido do grande público amapaense, pelas suas atuações no Bar Caboclo; Geóstenys Melo, acumulando uma vasta experiência como ator no teatro paraibano e amapaense; Hermes Trindade e Marcos Valério, revelados pelos cursos de teatro dos quais participaram pelo Sesc Amapá. A direção é de Genário Dunas, que já passou por várias encenações de espetáculos como: RETRATOS DE UMA ATRIZ, com o Grupo Ruarte; JOGO DA MÁSCARA, com o grupo Em Cena Ação; AS PINIQUEIRAS, TEM MÃE QUE É CEGA e AS AVENTURAS DE CARRAPETA E CARRAPATO, pelo Teatro do Riso, ainda na Paraíba, entre outros.

Os ingressos poderão ser adquiridos no Teatro das Bacabeiras a partir das 14 horas da sexta-feira 01/Abril ao preço de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

Por Genário Dunas

0 comentários: