16 de março de 2011

Rio Araguari explode de alegria


Durante a maior festa do Brasil, surfistas de quatro nações se encontraram na pororoca do rio Araguari, Amapá, para pular o carnaval na onda mais longa do mundo no meio da Amazônia.

A passarela foi uma longa onda que teve como público duas lanchas com fotógrafos e cinegrafistas, além de toda a fauna e flora da floresta.

Chamado de “Bloco da Pororoca”, o maior especialista de pororocas no mundo e duas vezes recordista mundial de surf, Serginho Laus, reuniu representantes da Austrália, Inglaterra, Estados Unidos e Brasil para deslizar fantasiados durante cerca de 30 minutos em uma onda de até 2 metros no segundo Encontro Internacional de Bore Riders.

“Junto com o aussie Skeet, elaboramos uma ação divertida e diferente. Compramos umas fantasias e todo o grupo entrou no espírito do carnaval. O bloco durou meia hora e foi muito engraçado”, lembra Laus. “A temporada do fenômeno da pororoca foi aberta com muita alegria e energia. Muitas águas ainda vão rolar e na próxima lua cheia de março é esperado a maior maré do ano com previsão de ondas de até 5 metros em plena floresta Amazônica”, disse Serginho Laus.

Para o australiano Skeet Derham, o surf na pororoca prova como é possível a interação com a natureza e as pessoas. “Estar na Amazônia, pular carnaval surfando e com surfistas de diferentes partes do mundo é realmente surreal. Essa é uma das melhores viagens de minha vida”, comenta Skeet.

POROROCA

A palavra pororoca vem do termo “Poroc Poroc” no dialeto indígena do baixo do rio Amazonas. Significa “Destruidor, Grande Estrondo” e acontece toda lua cheia e lua nova com mais intensidade nos períodos de Equinócio.

No Brasil ocorre nos estados do Maranhão, Pará e Amapá e com denominações diferentes nos países da Inglaterra, França, Alaska, China, Malásia e Indonésia.


Fonte: Waves Mobile

0 comentários: