26 de julho de 2011

AP: trio invade catedral e faz bispo e mais 5 reféns por 3 horas

Depois de mais de três horas de negociação, terminou por volta das 13h desta terça-feira (26) o cárcere privado do bispo de Macapá (AP), Dom Pedro Conti, e outras quatro pessoas. Eles foram feitos reféns por três assaltantes que invadiram a Casa Paroquial, na antiga catedral de São José, no centro de Macapá, quando os criminosos se depararam com uma viatura do Batalhão de Operações Especiais (Bope), após assalto a uma loja no centro comercial. Por volta de 12h30, a sexta refém já havia sido libertada.

Com os criminosos, foram apreendidos um revólver calibre 38, uma pistola, um pé de cabra, cinco aparelhos celular, uma pequena quantia de dinheiro, além de barbantes e munições. Segundo o major Mathias, do Bope - que esteve à frente das negociações -, não houve feridos. O militar confirmou que o bando era comandado pelo presidiário Osmídios Cardoso da Silva, que fugiu da penitenciária estadual em janeiro.

Armado, o trio fez reféns as cinco pessoas que estavam na parte de baixo da Casa Paroquial. O bispo Dom Pedro Conti conseguiu se trancar em uma sala na parte de cima de Casa e ficou isolado. Ana Maria do Rosário foi a primeira a ser liberdade e recebeu atendimento em uma ambulância. Ela passa bem. Na saída, o bispo rapidamente falou com imprensa. "Eu fiquei muito sentido com isso tudo e orei por todos, inclusive pelos bandidos", disse.

Homens do Bope e da Polícia Civil cercaram o prédio e toda a área foi isolada. De acordo com os policiais, os bandidos tinham mesmo a intenção de assaltar a Casa Paroquial, mas se assustaram com a presença de uma viatura da Polícia Militar e entraram na paróquia.

Entre os assaltantes, está um adolescente. Osmídio e Caio Figueiredo de Carvalho, que também tem passagem pela polícia, foram levados para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciospe), no bairro Pacoval, na zona Norte de Macapá, onde irão prestar depoimento. Em seguida, eles serão encaminhados à penitenciária estadual e o adolescente, ao Centro Sócio Educativo de Internação (Cesin).

Fonte: Portal Terra

0 comentários: