21 de julho de 2011

Amapaense é eleito para compor diretoria executiva da UNE

Na última semana ocorreu o 52º Congresso Nacional dos Estudantes, na cidade de Goiânia (GO). O evento reuniu mais de 8 mil alunos brasileiros para definir os rumos do movimento estudantil para os próximos dois anos.Durante o evento, ocorreu as eleições para nova presidência e diretoria executiva da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Em mais de 70 anos de existência da UNE, nas eleições de 2011, o Amapá conseguiu um feito inédito. Pela primeira vez, um representante do estado foi eleito para compor a diretoria executiva da entidade. O nome escolhido foi Patrique Lima, militante do PCdoB e“atual presidente da União da Juventude Socialista do Amapá.

“A notícia veio como um reconhecimento e uma oportunidade de inserir os estudantes do Amapá ainda mais no cenário nacional, mostrando que estes estudantes têm voz ativa e força de luta.”, afirmou o militante, após confirmação do resultado.

Ele considera ainda que a partir de agora, esse é o momento para os estudantes se unirem e cobrarem melhorias dos gestores. “Como representante do Amapá, irei levar nossos anseios para a UNE, que serão debatidos em conjunto. Mas para isso, é preciso haver também a mobilização dos estudantes de cobrar ajustes”, ressaltou.

Patrique Lima tem 23 anos e faz parte do movimento estudantil há cerca de sete anos, graduado em História, foi presidente estadual da UNE no Amapá por duas gestões e participa ativamente dos movimentos incitados pelo Movimento Estudantil no Amapá.

Durante o Congresso, diversos temas foram debatidos, como a questão do direcionamento dos 10% do PIB para a educação e ofereceu diversas atividades culturais e oportunidade de interação entre os participantes.

“Fundada em 1937, a UNE marcou presença nos principais acontecimentos políticos, sociais e culturais do Brasil. Lutou pelo fim da ditadura do Estado Novo, as Diretas Já e o impeachment do presidente Collor.

Fonte: A Gazeta

0 comentários: