19 de julho de 2011

Amapá é o novo destino de shopping na Região Norte

O Estado do Amapá parece uma região do Brasil onde há perspectiva de crescimento econômico, pois a área figura como novo destino das grandes redes varejistas, de olho na renda crescente das famílias que vivem naquela região, e fator que tem direcionado muitos empreendimentos do setor a essa parte do País. Um deles é o Amapá Garden Shopping, investimento de R$ 122 milhões capitaneado pela construtora Tenco Realty que será finalizado no segundo semestre de 2012. "A empresa tem o perfil de atuar em cidades afastadas dos grandes centros onde é detectado aumento da renda da população local. Foi assim em cidades do Ceará e em Alagoas, agora em Macapá", diz Adriana Gribel, diretora da Tenco.

Consta no projeto do shopping área bruta locável de 29.508 metros quadrados, que abrigarão 150 lojas, entre as quais estão Casa do Pão de Queijo, Renner, Marisa e Riachuelo. Adriana conta que a empresa trabalha com uma taxa de retorno de investimento da obra (payback) de cerca de 10 anos. Entre as lojas estão cinco lojas-âncoras, 1 hipermercado, 9 megalojas, 6 salas de cinema de última geração, pelo menos uma das quais terá tecnologia 3D, e 1.418 vagas de estacionamento. Além disso, a diretora explica que a inserção de Macapá no setor varejista permite que outras redes que não atuam no norte do País venham a investir na área. "Os investimentos ainda não eram relevantes na região porque não existia uma grande cadeia de shoppings no norte e no nordeste. Com a construção de novos centros comerciais certamente mais varejistas vão investir por lá", diz.

Além de contar com lojas da Renner e Marisa, o empreendimento da Tenco fechou contratos com franquias como Spatifilus (calçados), Skyler (vestuário masculino), Contém 1g (maquiagem e cosméticos), Arrazo (calçados femininos), entre outras. Na Praça de Alimentação, aparecem Giraffa's, Yong Xang, Cuia Comidas Típicas e a Icemellow. "Outras marcas de renome nacional e até internacional estão em fase final de negociação. Em breve poderemos anunciar novas e importantes conquistas para a cidade", reforça o diretor Comercial da Tenco Realty, Roger Tonidandel.

Investidores

O grupo de empreendedores do Amapá Garden Shopping é formado por Grupo Nutriama, Arcas Construtora e Incorporadora, Green Brasil Empreendimentos, e Grupo Seama. Finalizando o grupo de empreendedores, integram-no ainda a Batur Empreendimento e Participações Ltda, empresa mineira coligada à Tenco Realty, e a Magus Investimentos, do Rio de Janeiro, empreendedora de shopping centers responsável, por exemplo, pelo Shopping Center Recife, que no ano passado completou 30 anos de sucesso. Já a mineira Tenco Realty é a responsável por todo o desenvolvimento, o gerenciamento e a comercialização, e será responsável pela administração do shopping.

A empresa foi fundada em 1988, em Belo Horizonte (MG), para atuar na construção de empreendimentos residenciais, comerciais e industriais com o nome de Tenco Construções e Empreendimentos. Em 1995, a empresa buscou um novo foco para seu negócio e passou a atuar no mercado de shopping centers, passando a se chamar Tenco Realty.

A escolha por atuar no setor aconteceu quando os proprietários da Tenco resolveram investir na construção do primeiro shopping temático da capital mineira voltado para decoração, o Ponteio Lar Shopping.

Cases

A entrada de novos players movimenta a indústria de shopping centers no Brasil, considerada um filé por empresas de capital externo, como a BR Malls, que lidera o setor junto de outra gigante, a Multiplan. De olho em uma fatia deste bilionário setor, grupos como o paulista Urbia, junto da Premium e da construtora WTorre, vêm se associando para explorar novos espaços, como a região do Pará. Elas brigam por um mercado que movimentou cerca de R$ 75,59 bilhões em vendas reais em 2009 e que deve crescer mais de dois dígitos até o fim de 2011.

No interior do Pará, a classe de maior poder aquisitivo está em franca expansão, que se deve à chegada de empresas como a Vale à região - no caso, à cidade de Parauapebas, além da de Marabá, que também atraiu outra empresa com interesse em atuar no segmento de centros de compras: a Leolar, que administrará o Shopping Pátio Marabá, em 2012.

Em março deste ano, o empresário João Carlos Paes Mendonça, presidente do grupo JCPM, anunciou a construção do maior shopping center do norte e nordeste, o Rio Mar. Com investimento de R$ 500 milhões, o projeto tem inauguração prevista no fim de 2012. "O Recife voltou a pensar grande", afirmou o prefeito, ao avaliar que o empresário está antenado com a retomada econômica e com a expectativa de crescimento do estado. "O PIB de Pernambuco vai dobrar nos próximos dez anos", afirmou.

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