30 de abril de 2011

Segurança Pública: Governador do Amapá anuncia medidas emergenciais

O governador Camilo Capiberibe anunciou, na tarde desta sexta-feira, 29, medidas para combater a criminalidade no Amapá. As ações são de caráter emergencial para que os resultados sejam imediatos, porém, obedecendo aos trâmites oficiais.

“Fizemos o planejamento do Programa de Segurança Pública. Debatemos e vamos implantar o que foi programado”, disse o governador. A maioria das decisões será colocada em prática no mês de maio.

Segundo os dados oficiais do Serviço de Inteligência da Polícia, houve um aumento localizado das ocorrências. Os assaltos às instituições bancárias e pequenos comércios aumentaram, porém, outros tipos de ocorrências, como pequenos furtos e assaltos de rua não cresceram.

O secretário de segurança, Marcos Roberto, informou que os casos de homicídio reduziram 11%. Aconteceu somente uma fuga no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) em 100 dias, e no último fim de semana, não houve nenhuma morte, o que pode ser resultado do policiamento ostensivo.

Outro dado anunciado foi a redução de circulação de drogas, o que gerou constatação negativa, que foi a migração dos traficantes para outros tipos de crime. “Com a desarticulação do tráfico de drogas, os bandidos atuam em outras áreas criminosas, mas estamos trabalhando com as polícias de outros estados e vamos prender os bandidos perigosos, a maioria não é do Amapá” afirmou o secretário.

Para Camilo, as decisões que foram tomadas não significam que o problema está resolvido. “Mesmo com a redução de crimes, não estou tranquilo porque os roubos continuam, essa modalidade de crime precisa ser combatida e para isso estamos tomando estas decisões”, disse o governador.

Camilo Capiberibe adiantou ainda que na conversa com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, ele solicitou que, ao invés do governo federal investir R$ 4,5 milhões na compra de um helicóptero Tipo 1, avalie a possibilidade de investir em um Tipo 3, mais adequado à nossa realidade.

A ida do governador à Brasília, em busca de investimentos federais, resultou no agendamento da vinda do ministro Cardoso ao Amapá, no dia 26 de maio, com sua equipe técnica para, junto ao governo do Estado, desenvolver ações para a segurança envolvendo os dois poderes.

ESTAS FORAM AS MEDIDAS ANUNCIADAS:

- Repasse do orçamento Estadual de R$ 1,1 milhão para a Segurança Pública, que será investido em equipamentos, como coletes e viaturas, de acordo com o que foi anunciado no mês anterior;
- Locação em caráter emergencial de 30 viaturas para a Polícia Militar (PM);
- Locação em caráter emergencial de 15 viaturas para a Polícia Civil (PC);
- Convocação de 191 aprovados no último concurso da PM, ainda vigente para o Curso de Formação de Soldado (CFS). O Curso inicia dia 23 de maio deste ano;
- Convocação de 350 classificados no último concurso da PM, ainda vigente para começarem o processo de formação da nova turma do CFS a ser iniciada ainda este ano;
- Convocação de 320 servidores penitenciários entre agentes, educadores e corpo técnico aprovados no último concurso do Iapen. Eles serão chamados para o Teste de Aptidão e Avaliação Física (TAAF), cujo Edital de Convocação será publicado até o dia 20 de maio deste ano;
- Aquisição de três veículos-cela, tipo van, para o Iapen;
- Chegada, em no máximo 20 dias, de 15 viaturas para as polícias Civil e Militar, resultado de convênio entre o Estado e governo federal;
- Redução de 20% do efetivo policial que estão à disposição de gabinetes institucionais. Eles serão chamados para cumprir missão nas ruas.

Fonte: SECOM/GEA

0 comentários: