21 de abril de 2011

Governo do Amapá coloca oficialmente no ar o Portal da Transparência

A partir desta quarta-feira, 20, as contas do Estado e notícias do governo estão disponíveis na internet. O governador Camilo Capiberibe anunciou o lançamento do Portal da Transparência e do Portal de Serviços e Informações, que são as mais novas ferramentas de informações e contato do governo com a sociedade, empresários, imprensa e qualquer cidadão interessado em obter dados.

Técnicos do Estado e de empresas responsáveis pelo desenvolvimento dos portais trabalharam na readequação dos espaços virtuais para melhorar a interação entre o poder público e comunidade.

TRANSPARÊNCIA

O Portal da Transparência, que estava no ar de maneira provisória, coloca oficialmente em prática a Lei Complementar nº 131, de 2009, de autoria do senador João Capiberibe, colocando gastos públicos à disposição. Ele permite que qualquer pessoa faça o acompanhamento da utilização do dinheiro público e colabore com a fiscalização, evitando a corrupção.

Estão disponíveis todas as despesas com folha de pagamento, repasses feitos para outros poderes (incluindo os municípios), balanços, licitações detalhadas e com valores, e informações de cada secretaria. Os servidores também terão suas informações no portal, desde os efetivos até de cargos comissionados e contratos temporários. Os funcionários de outros poderes que estiverem à disposição do Estado, também estarão no Transparência, incluindo o dado de quanto é pago para cada servidor.

Primeiro a implantar a transparência nos gastos, através da internet, o Amapá tem agora a possibilidade de sair do 22º lugar entre os estados que pior informam a população sobre uso dos recursos públicos. Segundo o Índice de Transparência (www.indicedetransparencia.org.br), desenvolvido por um comitê de especialistas em finanças e contas públicas, o Amapá está à frente somente de Acre, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima.

NOTÍCIAS

O governador inaugurou também o Portal de Notícias e Informações, com matérias oficiais do governo do Amapá. Segundo o consultor responsável pelo site, Murilo Caldas, o portal foi concebido em padrões modernos de comunicação, com design de fácil acesso, privilegiando as notícias e os serviços mais procurados pelos contribuintes. No Portal de Notícias, os links Mídia Institucional ainda passam por adaptações e entram no ar em duas semanas.

Na área central da página tem notícias do governo, sendo que a disposição central das matérias facilita o acesso e destaca suas realizações. Entre as funcionalidades do novo site, está um canal direto com o governador e acesso ao Portal da Transparência. Outra inovação é a conexão direta ao governo nas principais redes sociais, como facebook, orkut e twiter, além do link da Rádio Difusora de Macapá. Vídeos institucionais e slide-show também fazem parte do novo design.

“Hoje, o Estado é o poder mais transparente do Amapá. Coloco à disposição de qualquer cidadão as contas do governo com informações sobre despesas, projetos e investimentos. Todos saberão para onde está indo o seu dinheiro, que é gerenciado pelo Estado”, disse Camilo.

“O governo vive momento difícil, de cortar despesas. Com o Transparência, o povo vai saber que o governo tem dinheiro, mas devido o que herdamos, resultado da irresponsabilidade dos administradores dos últimos oito anos, estamos tomando medidas duras para darmos passos importantes nos próximos anos. O Transparência será o maior aliado do povo”, afirmou o governador.

Portal Transparência: www.transparencia.ap.gov.br
Portal de Notícias: www.amapa.gov.br

Fonte: SECOM/GEA

0 comentários: