2 de abril de 2011

Governo Dilma tem 56% de aprovação e supera Lula e FHC

O governo da presidente Dilma Rousseff é aprovado por 56% dos brasileiros, segundo pesquisa da CNI-Ibope divulgada nesta sexta-feira (1º). De acordo com o estudo, é o melhor resultado para os primeiros três meses de governo desde 1995. Dilma superou seus antecessores Lula (PT) e Fernando Henrique (PSDB). Consideram o governo regular 27% da população, enquanto 5% o classificam como ruim ou péssimo. Em março de 1995, o governo de FHC tinha 41% de aprovação.

A aprovação da presidente Dilma é de 73%. Só 12% a desaprovam e 14% não souberam responder. “O governo Dilma ainda carrega a boa avaliação da gestão Lula”, avaliou em comunicado o gerente-executivo de Pesquisas da CNI, Renato da Fonseca. Para ele, o os bons resultados se devem ao aumento do emprego e da renda no país.

Ao mesmo tempo, 74% confiam na presidente. A maior parte da população aprova a atuação de seu governo nas áreas de educação, segurança pública, meio ambiente e combate ao desemprego, à inflação, à fome e à pobreza. A reprovação é na área da saúde e dos impostos. Quando o assunto é taxa de juros, a população se divide: 43% aprovam e 43% reprovam o governo, enquanto 14% não sabem responder.

Para 64% dos entrevistados, o governo de Dilma é igual ao de Lula, seu antecessor e padrinho político. Sobre o estilo de administrar, 40% entende que ela tem um jeito “um pouco diferente de governar”. Outros 39% não vêem diferenças no estilo da atual presidente com Lula.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 20 a 23 de março. O nível de confiança do levantamento é de 95%.

Fonte: Congresso em Foco

0 comentários: