26 de abril de 2011

Chuvas: Defesa Civil está em alerta em todo o interior do Amapá

Um gabinete de emergência que reúne profissionais do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social e das prefeituras foi montado nos municípios alagados pela cheia do rio Araguari, que chegou a 2,94 metros acima do normal. Hoje a elevação da água do rio está em 1,98 metros.

Em Ferreira Gomes, por exemplo, 2.775 pessoas foram afetadas indiretamente, sendo 974 domicílios que tiveram o fornecimento de água cortado. O total de famílias que tiveram suas residências alagadas foi de 350. De acordo com a defesa civil o número de pessoas abrigadas em escolas baixou de 233 para 68, os desalojados estão em casas de parentes. A moradia provisória para os desabrigados segue uma rotina quanto a limpeza e alimentação, com quatro refeições diárias.

Para acompanhar os trabalhos de assistência executados pela Defesa Social do Estado, no último sábado, 23, o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Marcos Roberto Masques, visitou os municípios de Ferreira Gomes e Porto Grande. Na ocasião ele pode constatar o atendimento de assistência médica, fornecimento de alimentação e água potável, assim como apoio policial para reforçar a segurança. “Nosso objetivo é fiscalizar esses trabalhos e aproveitar para contornar os problemas que fazem parte de uma operação dessa natureza”, destacou Marcos.

Nos serviços emergenciais dispensados aos atingidos pelas cheias também estão incluídos o atendimento social realizado pela Secretaria Inclusão e Mobilização Social do Estado (Sims). Técnicos da secretaria fazem o cadastramento e checam a situação das famílias para traçar um perfil que mostra as necessidades de cada uma. Em Ferreira Gomes uma equipe do Laboratório Central já realizou mais de 324 exames diversos, como hemograma (exame de sangue) e dosagem bioquímica (exames de urina, glicose e outros).

De acordo com o major Almir Avelar, responsável pela operação da Defesa Civil em Ferreira Gomes, a preocupação agora é com o mês de maio. O departamento de climatologia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), prevê um aumento no nível das chuvas devido ao fenômeno La Niña, que parte do centro do oceano para o continente. “Estamos atentos para a previsão dos técnicos do Iepa que em seu boletim do clima nos alertaram para o aumento das chuvas por volta do dia 15 de maio”, disse o coordenador.

No município de Porto Grande, água mineral está sendo distribuída entre os atingidos pela cheia. No total foram 211 famílias afetadas, sendo 852 pessoas. Os procedimentos com relação ao atendimento social é o mesmo. Assistentes sociais da Sims visitam as famílias e fazem a distribuição de cestas básicas e kits de limpeza.

Fonte: Ascom/Sejusp

0 comentários: