14 de abril de 2011

“O CONCILIADOR” do Fantástico vai mostrar conciliação no Amapá

A equipe de Max Gehringer, do quadro “O CONCILIADOR” do Fantástico da Rede Globo, formada pela jornalista Amanda Prada, pelo cinegrafista Luciano Matioli e pelo sonoplasta Manassés Marciano está em Macapá para acompanhar, nesta sexta-feira (15), a audiência de conciliação envolvendo dois casos de pessoas que recorreram ao Juizado Central Cível da comarca de Macapá, para pôr um ponto final em seus conflitos.

Durante a manhã desta quinta-feira, a equipe esteve na casa de Fernando Pereira de Oliveira para saber um pouco de sua história. Ele falou das dificuldades que enfrenta no dia a dia como cadeirante onde, um dos grandes problemas que enfrenta está no acesso aos coletivos que circulam na cidade.

Nas gravações, Fernando destacou que muitos ônibus, em Macapá, ainda não dispõem de elevador para que as pessoas que andam em cadeiras de rodas possam utilizar esse meio de transporte, e o pior, por depender de cadeira de rodas, tem sentido na pele o tratamento discriminado de motoristas de ônibus que, quando o veem sinalizar, passam direto e não param. Motivo esse que o levou a acionar a justiça para garantir seu direito.

No horário da tarde, a equipe foi conhecer o outro caso. Trata-se de uma senhora que comprou um filhote fêmea de cão da raça Rottweiler em uma clínica veterinária e, em virtude de uma forte virose contraída antes de negociar o animal, depois de recorrer aos tratamentos e medicamentos possíveis para salvar o cãozinho, o mesmo veio a óbito. Não satisfeita, procurou o proprietário da clínica para pedir a devolução do dinheiro, pois entendeu que o mesmo agiu de má-fé quando vendeu a filhote de Rottweiler já doente. Enraivecido, o dono da clínica destratou a cliente de forma grosseira e com palavras ofensivas.

Nas audiências, as duas partes vão estar frente a frente para partirem para um acordo através da conciliação que o quadro “O CONCILIARDOR” do Fantástico vai mostrar, no mês de maio, para todo o Brasil essa nova maneira, gratuita e simples, que a Justiça do Amapá e do País está disponibilizando para as pessoas resolverem pequenas disputas.

A jornalista Amanda Prada falou que os dois casos de conciliação da Justiça do Amapá inauguram a nova fase do quadro, versão 2011. “A ideia é poder visitar o maior número de cidades brasileiras para mostrar como o método da conciliação vem ajudando as pessoas, em curto espaço de tempo, na resolução de seus conflitos”, ressaltou.

Fonte: Ascom/TJAP

0 comentários: