27 de abril de 2011

Federação promete entrar na Justiça para retirar lista de salários da internet

O presidente da Federação dos Servidores Públicos do Estado do Amapá, Marlúcio de Almeida Souza, protestou e promete entrar na Justiça nos próximos dias para suspender a publicação da relação com os nomes dos trabalhadores do "Portal da Transparência", lançado no último dia 20 pelo governo. Segundo ele, a iniciativa invade a privacidade e põe em risco a integridade dos funcionários.

"Isto é uma invasão a privacidade dos trabalhadores. Nós vamos reunir com todos os representantes dos sindicatos filiados a federação e com a nossa assessoria jurídica para saber como poderemos acionar o Estado na Justiça, mas desde já, acredito que até sexta-feira entraremos com um mandado de segurança para suspender essa publicação", antecipa Marlúcio.

O assunto também foi discutido no plenário da Assembleia Legislativa. O deputado Eider Pena (PDT) teme pela segurança dos servidores. "Sei que o objetivo do governador Camilo Capiberibe é mostrar transparência, e ele está certo, mas o salário é uma particularidade do servidor. A partir do momento que se revela, está expondo também a integridade do trabalhador, tornando alvo fácil de bandidos", disse.

Os deputados Paulo José (PR) e Jaci Amanajás (PPS) não veem problema em o governo publicar os vencimentos dos trabalhadores. O mesmo entendimento tem a líder do governo na Assembleia, deputada Cristina Almeida (PSB). Para a parlamentar, o "mais importante é que a população vai ficar sabendo quanto o Estado paga a cada servidor".

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Amapá, Ulisses Trässel, disse que defende a transparência na gestão pública. Mas, por outro lado, entende que a divulgação da lista com os nomes e vencimentos dos servidores invade a privacidade e coloca em riso a integridade do trabalhador e da própria família. "Acredito que o governador poderia ser transparente sem expor a integridade dos funcionários ou mesmo invadir a privacidade de todos", resumiu o presidente.

Desde o dia de publicação, o site deu um salto considerado no número de acessos. Segundo o diretor do Centro de Gestão e Processamento de Dados do Amapá (Prodap), Alipio Júnior, a página que traz o detalhamento do vencimento do servidor é a mais procurada e lidera o ranking de acessos do portal. Uma demonstração do interesse do internauta, especificamente, em saber o valor do salário do trabalhador.

Fonte: A Gazeta

0 comentários: