15 de abril de 2011

Enchentes provocam suspensão de atendimento jurisdicional na comarca de Ferreira Gomes (AP)

O nível do reservatório da hidrelétrica de Coaracy Nunes, nos últimos dias, foi ultrapassado pelo rio Araguari. Com isso, o grande volume de água desceu o rio e superou as barreiras de pedras montadas no local onde será construída a nova hidrelétrica, atingindo assim a orla do município de Ferreira Gomes. Por causa dos alagamentos provocados pelas enchentes, o juiz titular da comarca, mediante portaria, suspendeu os atendimentos jurisdicionais.

Assim, o juiz Mário Cézar Kaskeles, considerando o estado de emergência requerido pela Prefeitura Municipal de Ferreira Gomes e homologado pelo Governo do Estado do Amapá em virtude da cheia do Rio Araguari; considerando que o nível do rio atingiu estado crítico impedindo o acesso de pessoas ao Fórum da Comarca, bem como, forçando o desligamento da energia do Fórum para evitar futuros prejuízos, resolveu suspender o expediente forense na sede da Comarca de Ferreira Gomes e os prazos processuais por tempo indeterminado.

Segundo o juiz Kaskeles, o Fórum e a casa do juiz no município de Ferreira Gomes estão alagados. “Com a enchente do rio Araguari, não houve como continuar fazendo atendimento no Fórum. Os equipamentos de informática e os móveis foram retirados do local e levados para um lugar seguro, nenhum material sofreu perda. Vamos ter que esperar o nível da água baixar para podermos retornar às nossas atividades”, informou o juiz.

Outro problema, é convencer as famílias a deixarem as casas. Com medo de assaltos, moradores insistem em ficar. "A gente sabe que é muito perigoso, mas não tem outro jeito. A prefeitura está dando abrigo para as pessoas, mas, por melhor que seja, nunca é como a casa da gente", informou uma moradora.

Segundo informações dos serventuários da Justiça daquele município, o rio parou de subir, mas, o nível da água continua ameaçando muito os moradores.

Fonte: Ascom/TJAP

0 comentários: