30 de maio de 2010

Rodoviários ainda estão em greve

DO JORNAL DO DIA – 29-05-10

O Sindicato dos Rodoviários decidiu na noite da última sexta-feira (28) continuar com o movimento grevista, rejeitando a proposta acatada pelo Setap e que foi apresentada pela própria entidade há três dias, durante reunião no Ministério Público Trabalho. Agora, além do reajuste salarial, o Sincotrap pede fixação da jornada de trabalho em 7 horas ininterruptas.

O problema é que a proposta fere dispositivos da CLT. Durante a reunião no MPT, quando foi apresentada a proposta, a procuradora do Trabalho Tatiane Cancela, afirmou que não entraria no mérito porque uma jornada de 7 horas ininterruptas fere a legislação trabalhista. “É bem contraditório o pedido do Sincotrap. Pede jornada ininterrupta mas já entrou com mais de 200 ações contra as empresas de transportes, pedindo fracionamento da jornada”, afirma Renivaldo Costa, assessor do Setap.

Os diretores do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) haviam reunido em assembléia na tarde de quinta-feira, 27, e decidiram por unanimidade acatar a proposta do Sindicato dos Rodoviários, apresentada durante reunião na noite de quarta-feira no Ministério Público do Trabalho, para pôr fim à greve da categoria, que já dura quatro dias. A proposta apresentada pelo Sincotrap e que foi acatada pelo Setap foi a seguinte: reajuste de salário de 4%, ao invés dos 5,17% oferecidos pela patronal. Além disso, reajuste de 28,57% no valor da cesta básica da categoria, que passa de R$ 140 para R$ 180. Por fim, a manutenção de todas as cláusulas da convenção coletiva assinada entre patrões e empregados para os anos de 2008 e 2009. Por volta das 16h, dirigentes do Setap, reuniram com o presidente do Sincotrap, Carlos Cley Ramos Paiva, e levaram a decisão da assembléia.

Ele prometeu reunir com os demais dirigentes da greve e até o final da tarde desta quinta-feira, decidir sobre o fim ou a manutenção da greve. No início da noite, anunciou que não aceitaria a proposta. Por volta das 20h, dirigentes do Sincotrap novamente depredaram veículos. Pleo menos 3 carros da Amazontur e mais de 10 da União Macapá tiveram os pneus esvaziados e pára-brisas quebrados.

A situação de insegurança forçou as empresas a recolher os veículos por volta das 21h. Resultado: durante o resto da noite, a população ficou sem ônibus. Na manhã desta sexta-feira, 28, apenas 40% da frota estava circulando. A única empresa que conseguiu liminar na Justiça do Trabalho para circular com 100% da frota foi a União Macapá. Outras empresas entraram com ações semelhantes e aguardam manifestação da justiça.

0 comentários: