27 de maio de 2010

Garota FEFAP 2010 será escolhida no próximo sábado

Na noite do dia 29 de maio a Federação das Entidades Folclóricas do Amapá organiza o evento que vai escolher a representante da entidade até 2011. É o concurso Garota FEFAP 2010, que pela quinta vez vai eleger a miss que vai representar a beleza da quadra junina amapaense e substituir a atual Garota, Moana Picanço. Ao todo 39 candidatas concorrem ao título. Escolhidas pelos grupos, elas já fizeram sua primeira apresentação no coquetel que reuniu candidatas, presidentes dos grupos e famílias quando desfilaram em traje social e através de sorteio souberam a ordem em que se apresentariam hoje.

Para melhor organização, as candidatas e grupos devem obedecer ao regulamento da FEFAP que estabelece as normas do concurso. Ele vai acontecer na sede do São José, onde elas deverão chegar até no máximo 20h. O coordenador da FEFAP Cláudio Vaz explica que a penalidade para este item é a máxima, caso a candidata não esteja presente no desfile em conjunto, que será às 21h, estará automaticamente desclassificada. Outras penalidades mais brandas estão previstas no regulamento.

Na apresentação individual, que deve durar no máximo 5 minutos, sob o risco de perda de perda de bonificação no item cronometragem, a candidata vai desfilar de acordo com o tema proposto na sinopse, que cada grupo deveria apresentar à coordenação do evento até ontem, 28 de maio. Segundo o regulamento esta medida é para garantir a leitura prévia da sinopse de apresentação. Os quesitos que serão julgados pelos 10 jurados, sendo dois para cada item, são coreografia, indumentária, desembaraço e temática.

O critério de normas estabelece que a nota mínima será 7 e a máxima 10, sendo que o jurado pode acrescentar nota fracionada. O julgador terá que justificar as notas que variem de 7,0 a 9,9, caso contrário todas as candidatas receberão nota máxima no referido quesito. “Caso haja empate, a campeã será escolhida através de sorteio dos quesitos, e se o empate permanecer haverá outro sorteio”, fala o vice-presidente da Federação, Kleber Costa.
A premiação está garantida, o 1º lugar leva uma moto, o 2º, um computador, o 3º ganha uma TV de plasma de 26 polegadas, o 4º, uma câmara digital e o 5º recebe uma bicicleta. A miss simpatia será eleita por voto secreto entre as próprias candidatas, a vencedora leva pra casa um aparelho de DVD. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 3,00 e a mesa custa R$ 50,00. Para garantir as torcidas os presidentes de grupos podem comprar ingressos com 50% de desconto.

Por Mariléia Maciel - Assessora de Comunicação

0 comentários: