30 de maio de 2010

AP: “motoristas estão dirigindo sem carteira de habilitação!!!”

Está afirmação foi feita por um agente de trânsito da Empresa Municipal de Transportes Urbanos do Amapá (EMTU), que preferiu não ter o nome identificado, na última quarta-feira (26). Segundo ele, 40% dos motoristas amapaenses ativos não têm a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A afirmação é baseada conforme as apreensões que ele tem feito. Os condutores de motocicletas são os principais infratores. O agente de trânsito revela que os motoristas sem a CNH têm os veículos multados e apreendidos, mas uma semana depois, eles conseguem retirar os veículos no Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) e voltam a circular pela cidade normalmente. Ele afirma ainda que rola propina no Detran-AP para liberar um veículo.

Um policial da Companhia Independente de Trânsito do Amapá (Citran), que também não quis ter o nome identificado, me disse que a maioria dos acidentes de trânsito são causados por motoristas que não tem carteira de habilitação. “Os motoristas sem carteira causam muitos acidentes, por que não conhecem as sinalizações. Somente este ano já morreram várias pessoas no trânsito amapaense”, disse.

Eu (Emanuel Costa) encontrei uma motorista de carro que dirige sem habilitação e perguntei por que ela ainda não tirou a CNH. “Até já tentei tirar a minha habilitação mais fui reprovada na prova do Detran-AP. Tem um avaliador do Detran que é muito rigoroso e reprova quase todo mundo que passa pela mão dele. Isso me desmotivou a tentar fazer o exame novamente.”, concluiu a motorista. A motorista também me disse que nunca causou um acidente porque aprendeu todas as regras na auto-escola.

Eu fui ao Detran-AP, na última sexta-feira (28), para apurar as denúncias, mas ninguém do órgão quis falar sobre o assunto. No dia em que eu estava lá vir vários candidatos a conseguir a primeira habilitação saírem do exame reprovados. Segundo eles, a reprovação foi causada devido à falta de paciência de um avaliador. Será que é o mesmo avaliador que a motorista me disse?

Se alguém do Detran-AP quiser falar sobre as duas denuncias meu e-mail é eaadpd@hotmail.com. Eu postarei as explicações.

Por Emanuel Costa

0 comentários: