19 de maio de 2010

“Foi só um susto”

DO JORNAL DIÁRIO DO AMAPÁ - 17-05-2010

O senador Gilvam Borges (PMDB) desembarcou às 18h17 desta segunda-feira (17) no aeroporto internacional de Macapá oriundo do município de Amapá. No sábado o senador acompanhado do cinegrafista Leno Lameira, e dos servidores da Adap, Ozias Lima, 35 anos (engenheiro) e Carmo de Jesus, 40 (desenhista e projetista do órgão) saíram de Macapá por volta de 8h da manhã com destino ao município de Amapá. As 9h15 eles aterrissaram na base aérea.

Já eram 11h quando os quatro desceram o rio em direção à Vila do Sucurijú onde o senador tinha uma importante reunião com a comunidade e técnicos da Adap para tratar sobre a instalação do sistema de abastecimento de água que vai servir a comunidade centenária de pescadores que sofre com a falta do líquido. Na altura do Cabo Norte a voadeira com a equipe e mais dois práticos ficou encalhada em um banco de areia em função da maré baixa.

Por volta de 18h a tábua da maré subiu e eles seguiram viagem. 20 minutos mais tarde eles se depararam com a primeira onda de Pororoca de aproximadamente meio metro de altura. Minutos depois uma segunda onda já com cerca de três metros. Para piorar a situação um temporal desabou. Na terceira grande onda a embarcação foi jogada para a margem e eles acabaram batendo em um tronco de árvore o que provocou o afundamento da voadeira. Eles foram socorridos por pescadores que avistaram a tempo a aflição do grupo.

O senador dormiu em uma feitoria dos pescadores. Na madrugada de domingo dois dos pescadores seguiram viagem até a vila do Sucuriju onde pediram ajuda. Por volta de 12h30 uma embarcação chegou à feitoria. De lá eles seguiram para a vila de pescadores onde apesar do susto mantiveram o objetivo que era de fazer a reunião com a comunidade. Na segunda-feira os três membros da equipe seguiram de barco até o Bailique onde pegaram um avião e viajaram para Macapá.

Gilvam disse emocionado, na chegada a Macapá, que no momento de aflição só conseguia pensar na família e rezar a Deus para que tudo terminasse bem. Ele estava preocupado pelo fato de que uma das pessoas que o acompanhava não sabia nadar. “foi uma experiência que enfrentamos, mas graças a Deus estamos bem e com nossa missão em andamento. Agora é hora de reencontrar a família para celebrar a vida”, disse o senador.

Depois da notícia do desaparecimento da equipe comandada pelo senador, o presidente do Congresso Nacional, contatou com as Forças Armadas deixando-a de prontidão para uma possível missão de busca. Em Macapá os órgãos de Defesa Social também se mobilizaram no sentido de tentar localizar a embarcação.

0 comentários: