18 de maio de 2010

A cultura do Amapá em Fotografias

“Um Olhar Etnofotográfico Sobre a Ilha de Santana” é um livro bilingue (português e francês) organizado pelo historiador e escritor Augusto Oliveira que tem como proposta registrar e divulgar aspectos culturais da comunidade de ribeirinhos da Ilha de Santana em seus mais variados aspectos sob o olhar de acadêmicos de Turismo.

A novidade está no olhar etnográfico associado à linguagem fotográfica. “Nas oficinas com meus alunos do curso de Turismo procurei dar uma nova perspectiva para o ensino da antropologia e da cultura local. Juntei minha experiência com pesquisas de campo nas comunidades tradicionais e a minha paixão pela técnica e arte fotográficas, assim¬ surgiu esse olhar etnofotográfico sobre aquela gente muito acolhedora da Ilha de Santana”, diz Augusto Oliveira.

O trabalho inicialmente rendeu uma Mostra Competitiva dos trabalhos acadêmicos com exposição e premiação. Esta etapa acadêmica com alunos mostrou-se tão expressiva na qualidade que foi pensada para se transformar em um registro mais duradouro, assim nasceu a idéia do livro. “O trabalho transformou muitos acadêmicos em autores de uma bela e interessante obra sobre a cultura do nosso Estado. A versão em francês, feita por Katiuscia Fernandes, é mais um atrativo. Amplia a possibilidade de divulgação da nossa cultura para outra lí¬ngua” continua Augusto.

A edição ficou por conta da recém criada Editora Genildo Batista, que estréia no mercado amapaense com essa obra. A editora foi criada para divulgar os trabalhos acadêmicos de graduação e pós-graduação aqui no Amapá e se prepara para lançar seu segundo tí¬tulo, agora na área de arqueologia do Amapá.

“Um Olhar Etnofotográfico Sobre a Ilha de Santana” se destina a um público bastante diverso: pesquisadores, professores, alunos e todos que apreciam uma boa leitura sobre o nosso lugar e a nossa gente. O lançamento e noite de autógrafos será no dia 20 de maio (quinta), às 19 horas na Fortaleza de São José. O preço do exemplar no lançamento será de R$20,00. Na ocasião haverá atrações musicais e poéticas.

Por Mariléia Maciel - Assessora de Comunicação

0 comentários: