3 de maio de 2010

"o cenário é de assassínio dos bebês, do futuro das crianças e jovens e da esperança dos adultos e idosos"‏

A deputada federal Janete Capiberibe relatou, na tribuna da Câmara dos Deputados, a falência dos serviços públicos do Amapá. Parabenizou a reportagem da TV Globo que denunciou a morte de um bebê a cada dois dias na Maternidade estadual Mãe Luzia. E disse que a situação é resultado da quadrilha que se apossou do governo do estado e da prefeitura de Macapá.

Leia a seguir a íntegra do discurso:


Senhor Presidente;
Senhoras e senhores Parlamentares;

O Fantástico, da TV Globo, exibiu, ontem, uma reportagem mostrando a falência da saúde pública no Amapá. Na Maternidade Mãe Luzia, na capital, já morreram 57 bebês desde o final de 2009. Um bebê morto a cada dois dias, índice 6 vezes maior que a média nacional.

Em fevereiro passado, denunciei nesta tribuna e ao Conselho Nacional de Saúde a morte de 26 bebês em 45 dias. Em sete anos, morreram quase três mil bebês, a maioria na Maternidade administrada pelo governo do Amapá.

Em outro hospital do estado, o de Emergência, os pacientes esperam no chão para serem atendidos e passam semanas deitados em macas e bancos. Não por acaso. Só na Operação Antídoto, a Polícia Federal constatou desvio de R$ 40 milhões da saúde pública do Amapá.

Em qualquer área da administração pública, isso não é novidade para a população do Amapá.

Tem sido assim, nos últimos 7 anos, desde quando o grupo político auto-intitulado 'harmonia', encabeçado pelo senador Sarney, pelo governador Waldez Góes e seu primo Roberto Góes, prefeito, toma conta do Amapá.

Em 2007, há três anos, denunciei o o desmonte na saúde pública do Amapá ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Justiça. Já pedimos intervenção do Governo Federal. Não foi feito nada. O Governo Federal se deixa amarrar as mãos. E a quadrilha encabeçada pelo Senador Sarney toma conta do Amapá, enquanto vidas humanas são perdidas todos os dias por causa disso.

Estão se perdendo, inclusive, as gerações futuras, por que as crianças não tem escolas, os jovens não tem emprego, cultura, lazer e a perspectiva de futuro é frágil.

No Amapá, a criminalidade e a corrupção crescem a olhos vistos. As conquistas que o Brasil todo teve durante o Governo Lula não acontecem no Estado do Amapá. Lá, o cenário é de assassínio dos bebês, do futuro das nossas crianças e jovens, e da esperança dos adultos e idosos.

A obra do Hospital do Câncer está parada há cinco anos, o Aeroporto Internacional, há 3, e a BR 156 é um atoleiro de promessas, cidades e dinheiro. Todas tem algum tipo de superfaturamento e desvio de dinheiro público.

Todos os dias falta energia e água na capital, Macapá, onde mora metade da população do estado, por que as empresas estatais foram falidas durante o governo Waldez.
Os carros da polícia estão sem gasolina e as delegacias não têm nem papel para imprimir o boletim de ocorrência.

No interior, então, a situação é pior.O secretário de educação Adauto Bitencourt, tesoureiro das campanhas do governador Waldez e do prefeito Roberto, e 12 ocupantes de cargos comissionados foram denunciados pelo Ministério Público por terem desviado R$ 200 milhões da Secretaria de Educação.

Nas escolas, só tem aula em meio período, não têm professores, material escolar e merenda. Algumas escolas estão por desabar, tornando-se outra ameaça às crianças.
Agora, para cobrir o rombo, o Governo estadual tenta um empréstimo no BNDES, mas vai deixar a dívida para o sucessor.

Não faltam motivos para uma intervenção federal no Amapá, que tem um dos menores PIBs e um dos menores orçamentos públicos, mas abriga os mais vorazes ladrões do dinheiro público.

Não faltam motivos, ao menos, para o banimento da vida pública do senador Sarney e de todos os seus comparsas, os abutres que o cercam, por que não podem ser tratados de outra forma aqueles que enriquecem às custas de dinheiro público, da morte de milhares de bebês e da penúria da população de todo um estado, por que os serviços e as benesses são reservados para os poucos amigos do senhor feudal.

Parabenizo os repórteres da TV Globo pela denúncia feita ao país e peço a divulgação nos órgãos de comunicação desta Casa.

Muito obrigada.

Deputada federal Janete Capiberibe – PSB/AP

0 comentários: