25 de maio de 2010

Deputada Janete denuncia ameaça de morte contra líder de quilombo, no Amapá

A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) denunciou na Câmara dos Deputados a ameaça de morte feita contra o líder quilombola Benedito Anunciação Furtado, do Quilombo Kulumbu do Patualzinho, localizado no Amapá, na fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa.

Segundo a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Amapá – CONAQ/AP, o líder quilombola estaria sendo ameaçado por um grileiro de terras e garimpeiro conhecido como Açaí. Dois pistoleiros teriam sido contratados para dar fim à vida de 'seu' Benedito. O líder está escondido com a família, na floresta.

A CONAQ diz ainda que seguidamente aparecem grupos ou particulares que querem expulsar os negros da área declarada como terra quilombola pela Fundação Palmares, mas que ainda não foi demarcada pelo INCRA.

A deputada socialista afirmou que pedirá providências à Polícia Federal, para que dê segurança ao líder quilombola, e ao INCRA, para que acelere a demarcação da área de quilombo. “O Estado brasileiro não pode permitir mais vítimas da grilagem”, reforçou a socialista.

Por Sizan Luis Esberci - Gabinete da deputada federal Janete Capiberibe – PSB/AP

0 comentários: