4 de maio de 2010

AL convoca Elpídio Dias para explicar mortes de bebês na maternidade

Na manhã desta segunda-feira (3), o deputado estadual Camilo Capiberibe (PSB-AP) apresentou requerimento em regime de urgência que foi aprovado por unanimidade pelo plenário da Assembleia Legislativa do Amapá, pedindo a convocação do secretário de Estado da Saúde, Elpídio Dias de Carvalho, para explicar as mortes de bebês na Maternidade Mãe Luzia.

A convocação do secretário de Saúde tem por objetivo verificar quais as providências foram tomadas em relação às mortes dos 26 bebês na Maternidade pública do Estado, as quais foram denunciadas no dia 09 de fevereiro deste ano, durante inspeção da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.

Logo após, a denúncia feita pelo parlamentar socialista, o caso teve repercussão nacional através de várias matérias publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo e mais recentemente, neste domingo dia 02, durante reportagem do programa Fantástico da Rede Globo de Televisão.

O deputado Camilo, disse que o Fantástico anunciou que morre uma criança a cada dois dias, e que este número em 2009 foi ainda maior. “É triste, mas vejam o relatório encaminhado pela direção da maternidade logo após a inspeção, onde mostra que em 2009, morreram 202 bebês”, desabafou.

SINDICÂNCIA – Na sessão desta segunda-feira, 03, o deputado Camilo Capiberibe, aprovou outro requerimento em regime de urgência, pedindo informações ao secretário de Estado da Saúde, Elpídio Dias de Carvalho sobre o andamento da sindicância aberta logo após a inspeção da CDH/AL na maternidade que ocorreu no dia 09 de fevereiro.

“Naquele momento da denúncia o secretário adjunto de saúde, anunciou uma sindicância, então passaram-se dois meses e a Assembléia tem o direito de saber como está o andamento das investigações”, disse Camilo ao estranhar a informação prestada pelo secretário de governadoria Dr Benedito Dias de Carvalho, em afirmar num programa de rádio que ainda vai pedir a abertura de uma sindicância.

Por Eduardo Neves

0 comentários: