28 de maio de 2010

Escola Estadual realiza festival de música e mobiliza comunidade escolar

Alunos da Escola Estadual Esther Virgulino, localizada no bairro São Lázaro, participam de mais um projeto cultural neste sábado, 29 de maio. É o Festival Amador de Música do Esther-FEAME, que há três anos mobiliza estudantes e funcionários da escola em uma verdadeira maratona cultural que envolve quase todas as disciplinas, faz com que os alunos se dediquem mais à pesquisa e desenvolve o talento dos participantes.

O FEAME é um projeto dedicado à área de linguagens onde professores de língua portuguesa, literatura, artes, educação física, e línguas inglesa e espanhola trabalham em conjunto com os alunos, primeiramente um tema, que este ano foi “Amapá Terra de Encantos”. Este tema é pesquisado e discutido não apenas na área de linguagens, mas também na geografia, história e outras que podem servir de base para que os alunos o explorem.

Divididos em grupos, neste ano cada um pesquisou sobre um município, decidido através de sorteio, e a partir das pesquisas nas áreas de história, conhecimento gerais e geografia, iniciaram o processo de construção de poesias e composições que foram musicados, ganharam melodia e interpretação, tudo feito pelos alunos com a orientação de professores e profissionais.

A escola, localizada em área de periferia na Zona Norte tem 1.400 alunos de todas as faixas etárias no ensino médio nos três períodos. A pedagoga Gisele Menezes acredita que este tipo de projeto é importante em todos os aspectos para a escola. “Integra alunos e professores, promove um ensino de maior amplitude e ainda evita a evasão escolar além de ser uma oportunidade de descobrir novos talentos”, fala a Gisele.

A escola é campeã em iniciativas desta natureza. Além do FEAME, a direção da escola implantou com sucesso os projetos Eureka, que desenvolve raciocínio na área científica; o ETEC, que desenvolve ações voltadas para formação tecnológica; o Árvore da Vida, que traz para a escola idosos da vizinhança para participar de oficinas e palestras e mais três projetos nas áreas de saúde e sexualidade, conservação ambiental e esportes.

Dos 30 grupos que iniciaram no projeto, estão na final somente 10, que disputam o primeiro lugar neste sábado. A premiação não está definida porque para garantir o recurso para a aquisição do prêmio os próprios alunos fazem rifas e promoções que precisam ser finalizados. A final será no sábado, na quadra da escola com apresentação das finalistas e terá a participação especial do artista Zé Miguel.

Por Mariléia Maciel - Assessora de Comunicação

0 comentários: