30 de março de 2010

Promotoria investiga acusação de extorsão contra empresário

28.03.2010 - MATÉRIA DO JORNAL DIÁRIO DO AMAPÁ

Tramita na Promotoria de Investigações Cíveis e Criminal (PICC) inquérito que apura tentativa de extorsão do diretor do Jornal do Dia, Otaciano Bento Pereira Júnior, a Paulo Fernando Chedid Lisboa, diretor da empresa Ecometals Ltda.

A mesma denúncia foi feita à promotora de justiça Rosemary Cardoso de Andrade, que enviou os autos para a PICC, considerando que o Juizado Criminal não tem competência para apurar crime de extorsão, em razão da pena máxima superior a dois anos de reclusão.

No inquérito também é arrolado o jornalista Janderson Cantanhede, que foi quem escreveu matérias no Jornal do Dia, consideradas caluniosas, difamatórias e injuriosas por Paulo Fernando Chedid Lisboa, em consequência de não ter aceitado pagar R$ 290 mil para o informativo, importância que seria camuflada como se fosse inerente à publicidade e propaganda.

A promotora de justiça Rosemary Cardoso de Andrade, no encaminhamento da ação, vai além da acusação do crime de extorsão, quando diz o seguinte: “Desta forma, se tudo o que esta promotora aprendeu não estiver errado, estamos aqui diante um aparente caso de formação de bando ou quadrilha, organizado com o especial fim de extorquir dinheiro de sua vítima, utilizando como meio um dos jornais de maior circulação da cidade. O crime contra a honra aqui praticado seria, no mínimo, a continuidade do delito de extorsão. Não pode ser apurado separadamente, primeiro porque guarda com o primeiro inteira conexão, e ainda porque poderia resultar em decisões divergentes ou conflitantes em relação às condutas típicas que o antecederam”.

0 comentários: