10 de março de 2010

Olimpíada do Conhecimento

Os 562 estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial -
SENAI e do SENAC que participam da competição no Riocentro (RJ) testam as máquinas, verificam os equipamentos e as ferramentas que utilizarão no torneio de formação profissional que termina no domingo.

As provas da Olimpíada do Conhecimento começam hoje, 10 de março. Os competidores estão conhecendo os materiais, as ferramentas e os instrumentos que utilizarão na provas.

O coordenador Pedro Teodoro de Faria, do curso de Ferramentaria, da escola do SENAI no bairro do Brás, em São Paulo, explica que os
equipamentos nem sempre são iguais aos que os alunos trabalham no dia-a-dia. Podem existir, segundo ele, algumas diferenças de tamanho e formato.

Por isso, a ambientação dos competidores é imprescindível para a execução das provas, que simulam situações reais do ambiente de trabalho. “Quando eles começarem a execução do projeto exigido na prova, tudo tem que estar perfeito. Os alunos têm que conhecer bem os instrumentos e organizar o seu ambiente de trabalho. Uma poeira, por exemplo, pode acabar com o projeto que está sendo executado”,
ressalta.

O competidor Rayson Marinho Borges, representante do SENAI de Manaus, na ocupação de Ferramentaria começou a limpar e organizar os materiais logo cedo. “Algumas ferramentas são um pouco diferentes do que estou acostumado. Por isso, estou testando o máximo que posso”, explica o estudante, que está há quase três anos no curso do SENAI.

Rayson diz que está acostumado a utilizar diariamente máquinas de alta tecnologia, tanto convencionais como a CNC (Comando Numérico Computadorizado). Ele conta que o curso oferecido pelo SENAI é referência em Manaus e permite ao aluno sair capacitado para o mercado de trabalho. Segundo ele, há uma carência de profissionais no setor de Ferramentaria no Amazonas. Na opinião do estudante, o curso do SENAI dá a ele um diferencial competitivo em relação ao mercado.


Aluno do curso de Aeronave do SENAI de São José, em Santa Catarina, Rodrigo Jeremias, de 16 anos, já escolheu a profissão: quer fazer Engenharia Aeronáutica e ser mecânico de aeronaves de grandes companhias aéreas. Apesar da pouca idade, ele conta que está aprendendo a mexer em instrumentos complexos e avançados tecnologicamente e já se sente preparado para partir para novas
etapas. “Quero fazer todos os cursos do SENAI nesta área e, somente
depois disso, entrar na faculdade. O curso me prepara muito bem para o mercado, pois lido com equipamentos modernos e recebo uma base teórica muito forte”, explica.

Rodrigo e a equipe do curso de Aeronaves, que existe há um ano no SENAI, não vão competir nesta edição da Olimpíada do Conhecimento.

Eles vão apenas realizar apresentações de manutenção de um avião, um Bandeirante da Embraer, doado pela Força Aérea Brasileira, que está exposto no evento. Mas nem por isso ele está deixando de se preparar para receber os visitantes da feira. Há um mês, ele treina diariamente para a Olimpíada e está testando os materiais e os equipamentos de segurança que utilizará durante as apresentações, como luvas e óculos de proteção. “Isso nos deixa mais calmos
para as apresentações. Pensamos até nas perguntas que podem ser feitas e em como explicar as coisas de uma forma que os visitantes entendam”, conta.

COMÉRCIO E SERVIÇOS - Os alunos dos cursos de beleza do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) também participam da Olimpíada do Conhecimento e têm chances de mostrar os seus trabalhos para grandes empresas do setor, como a L´Oreal. Marina Pelli Ferreira Lara, de 17 anos, veio de Belo Horizonte, em Minas Gerais, para mostrar seu talento como maquiadora. “Participar da Olimpíada do Conhecimento é muito bom para o currículo”, observa.

Ela não tem ferramentas e máquinas para inspecionar ou testar, mas afirma que observar a iluminação e o local onde vai realizar as tarefas é fundamental para a execução do trabalho. Marina vai fazer, em média, duas maquiagens por dia, em diferentes modalidades, como noiva, pele negra, passarela e artística. Após conferir o kit com que vai trabalhar, ela aprovou a iluminação colocada especialmente para os
maquiadores e cabeleireiros. “A luz é ótima porque não modifica muito o tom da pele.”

Marina finalizou o curso em outubro do ano passado e desde novembro tem treinado no próprio SENAC para a Olimpíada. Ela conta que assim que finalizou o curso, cuja duração é de dois meses e meio, já estava preparada para o mercado de trabalho. O SENAI forneceu todo o material de maquiagem e limpeza utilizado durante o curso. Hoje, ela trabalha em um estúdio de fotografia e pretende, no futuro, ser dona de um salão de beleza.

TORNEIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Organizada pelo SENAI, a Olimpíada do Conhecimento é o maior torneio de educação profissional das Américas. A competição bienal, criada em 2001, avalia o processo de educação e de aprendizagem dos cursos oferecidos nas escolas do SENAI.

Neste ano, a Olimpíada será realizada de 9 a 14 de março e reunirá 562 competidores no Riocentro, no Rio de Janeiro.

Os competidores são alunos do SENAI, selecionados em provas estaduais. Para participar da competição, os estudantes precisam dominar as habilidades técnicas da profissão, conhecer as novas tecnologias e ter as qualidades pessoais exigidas pelo mercado de trabalho Neste ano, além das provas em 41 ocupações industriais, a Olimpíada do Conhecimento terá a participação dos alunos do SENAC. Eles competirão em cinco ocupações do setor de serviços: maquilagem, cabeleireiro, cozinha, serviço de restaurante e técnico em enfermagem.

Outra novidade é o Worldskills Americas, que será realizado junto à Olimpíada, e reunirá os alunos de educação profissional de 12 países da América, como Estados Unidos, Argentina e Chile. São 42 estrangeiros competindo em 24 ocupações.

Unicom - Unidade de Comunicação Social
Sistema Indústria (CNI SESI SENAI IEL)
Tel: (61) 3317-9696
E-mail: imprensa@cni.org.br
Fotos: http://www.bancodemidia.cni.org.br

Fonte: Ascom FIEAP

0 comentários: