30 de março de 2010

Cadeirantes sofrem no Brasil

No último domingo (28), o programa jornalístico “Fantástico”, da Rede Globo, mostrou uma matéria sobre como é difícil a vida dos cadeirantes na hora de pegar um ônibus com elevador nas principais capitais brasileiras. Os repórteres do programa mostraram que os cadeirantes chegam a esperar um ônibus que tenha elevador por mais uma hora ou uma hora e meia. A equipe fantástico também mostrou que alguns ônibus com elevador até chegam a passar mais o aparelho não está funcionando. A reportagem mostrou a situação de 15 das 27 capitais do país.

Na capital amapaense, Macapá, até que os elevadores dos ônibus estão funcionando normalmente, porém os cadeirantes esperam cerca de uma hora para passar um carro que possua o equipamento. “Aqui no bairro Santa Rita é bem difícil passar um ônibus com elevador, tem que esperar muito.”, reclamou um cadeirante.

Outro problema que os cadeirantes da capital enfrentam é que os cobradores e motoristas de ônibus não ajudam eles a subir nos carros. “É difícil entrar no elevador, nos cadeirantes temos que te ajuda de alguém subir no elevador dos ônibus, nem o cobrador e nem motorista ajudam. Toda vez que eu quero pegar um ônibus peço ajuda de alguém.”, disse um cadeirante.

Eu (Emanuel Costa) conversei com um cobrador de ônibus e, ele me disse que não pode sair para ajudar um cadeirante porque não pode deixar o caixa sozinho. Na reportagem do fantástico mostra que em algumas das capitais o motorista ou cobrador descem do ônibus para ajudar os cadeirantes.

MINHA OPINIÃO

A Prefeitura de Macapá aceitou em pedir que as empresas de ônibus colocasse carros com elevadores, mas a Prefeitura errou em uma coisa, não mandou as empresas treinar seus funcionários para ajudar os cadeirantes a subir nos ônibus.

Por Emanuel Costa

0 comentários: