16 de março de 2010

Orkut para Todos

O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil é a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 100 milhões de usuários em janeiro de 2010 e, é o site mais visitado. Na Índia é o segundo mais visitado.

Para ter um Orkut basta à pessoa ter no mínimo 18 anos. Porém, não é isso que acontece. Crianças e adolescentes estão mentindo sua idade para criar um perfil no Orkut, meninos e meninas entre 8 e 17 anos dizem na hora do cadastro da página que tem mais 18 anos de idade. “Eu mentir minha idade na hora de fazer meu orkut, senão não dava para fazer”, comentou uma garota de 9 anos, que mora em Macapá.

ALERTA

Os especialistas em segurança para internet alertam os usuários do orkut (Menores de idade) para não se relacionar com pessoas desconhecidas, porque muitas delas usam esta página de relacionamento para cometer crimes. A CPI da pedofilia afirma que os pedófilos utilizam está página de relacionamento para seduzir menores de idade, já que eles podem fazer um orkut mentindo sua idade.

Este ano, um policial civil foi preso na porta de um motel com uma menina de 14 anos de idade que ele conheceu pelo Orkut, em Macapá. A prisão do pedófilo só foi possível porque a mãe da jovem descobriu o encontro e acionou o conselho tutelar e polícia militar. O policial civil já respondia pelo mesmo crime.

OUTROS CRIMES PRATICADOS PELO ORKUT

Em 2006 a justiça Brasileira denunciou um estudante de 20 anos acusado de racismo contra pessoas com descendência africana, e espalhar textos difamatórios no orkut.
Em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba as torcidas organizadas utilizam o Orkut para registrarem as suas atividades. Algumas gangues inseridas nestas torcidas organizadas de times de futebol se agridem mutuamente e marcam local para seus confrontos.

Por Emanuel Costa

0 comentários: