27 de janeiro de 2011

STF nega liminar a Gatinho

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, indeferiu pedido de liminar formulado em Ação Cautelar (AC 2792) ajuizada pelo candidato a deputado estadual Ocivaldo Serique Gato (PTB/AP), que pretendia garantir sua diplomação e posse no início de fevereiro. “Gatinho”, como o candidato é conhecido, teve o registro de sua candidatura negado pela Justiça Eleitoral com base na Lei Complementar 135/2010 (Ficha Limpa) por ter sido condenado por captação ilícita de votos nas eleições de 2006.

No despacho em que negou o pedido de liminar, o presidente do STF afirmou não constatar, no caso, o perigo de dano irreversível alegado pelo candidato caso o pedido venha a ser examinado somente após o início da atual legislatura, em 1º de fevereiro próximo, quando se encerram as férias forenses. “É que se trata de mandato de quatro anos, período bastante razoável para que o requerente implemente medidas que esteja impossibilitado de tomar nas primeiras semanas do mandato”, explicou Peluso.

O ministro destacou também que o STF se encontra até hoje desfalcado de um integrante, o que o vem impedindo de fixar orientação definitiva quanto à aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa às eleições de 2010. Peluso lembrou os empates verificados nos julgamentos dos recursos dos ex-senadores Joaquim Roriz e Jader Barbalho e observou que, no caso de Barbalho, a Corte decidiu “com fundamento analógico em norma do Regimento Interno, pela prevalência da decisão recorrida, do Tribunal Superior Eleitoral” – ou seja, pela manutenção da rejeição do registro da candidatura. O processo será distribuído a um relator, que examinará o mérito da matéria.

Fonte: STF

1 comentários:

JOEL LUIS PÍNTO COSTA disse...

MEU NOME É JOEL LUIS,ESSE MINISTRO ACHA QUE É DONO DA VERDADE, PARA JULGAR SEM OBSERVAR OA COISAS, PRA MIM É UM COVARDE, SE FOSSE POR EXEMPLO UM SARNEY, DA VIDA JÁ TERIA DADO CAUSA FAVIRAVÉL, ANTES DE QULQUER COLUNISTA, OU CRITICO CRITICAR, "DIZ CERTO DITADOANTES DE FALAR DE MIM MACACO OLHA TEU RABO"e MAIS ANTES DE FALAR DE MIM LAVA A BOCA COM SABÃO ESSE FOI O PINDUA EM UMA DE SUAS MÚSICAS.INDER