17 de janeiro de 2011

Amapá é sexto Estado com maior índice de vendas no país, aponta IBGE

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), em novembro de 2010, mostram que o comércio amapaense alcançou o sexto melhor desempenho na balança comercial do país em volume de vendas. No ano, o Amapá apresenta um volume de vendas de 16,3% maior do que 2009, ficando entre os dez primeiros do Brasil. Rondônia está em primeiro lugar com o volume de vendas 27,2% maior.

PROCEDIMENTOS

No estágio atual da Pesquisa são investigadas empresas comerciais que possuam 20 ou mais pessoas ocupadas, cuja receita bruta provenha, predominantemente, da atividade comercial varejista. As Unidades da Federação da Região Norte (Rondônia, Roraima, Acre, Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins) são consideradas apenas aquelas que estão sediadas nos municípios das capitais. A PMC tem como objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar a evolução conjuntural do comércio varejista e de seus principais segmentos.

DESTAQUE

O Amapá, com mais quatro estados, está entre os que se destacam com as maiores taxas de desempenho no volume de vendas com relação ao varejo ampliado. Ainda por Unidades da Federação, os resultados com ajuste sazonal para o volume de vendas apontam 17 dos vinte e sete estados com variação positiva, na comparação mês/mês anterior, sendo os destaques positivos: Alagoas (3,7%); Amapá (3,1%); Ceará (1,9%); Bahia (1,8%); e Minas Gerais (1,8%).

Fonte: IBGE-AP

0 comentários: