6 de janeiro de 2011

AP: As encalhadas voltam ao teatro das bacabeiras nesse final de semana

As Encalhadas voltam ao Teatro das Bacabeiras, nos dias 07, 08 e 09 de Janeiro, às 21 horas, para iniciar o ano com muito humor. Após o ano de 2010, intenso de atividades culturais, entendendo a sua contribuição ao movimento cultural do estado do Amapá, A Cia. Teatro do Riso, reinicia suas atividades teatrais no mesmo espaço cênico, onde toda a trajetória começou, Teatro das Bacabeiras.

As Encalhadas, traz nessas três próximas apresentações de 2011, uma participação pra lá de especial, do ator Marcio Bacellar, amapaense que esteve longe dos palcos amapaenses, na busca de sua capacitação profissional no Nordeste brasileiro. O ator interpretará a Adelaide, mãe de Maria Antonia e filha de Dona Severina.

As Encalhadas narra a história de três mulheres, de três gerações distintas com algo bem significativo entre elas, A FALTA DA FIGURA MASCULINA, do homem em suas vidas. Assim, dona Severina, avó, matriarca da família, que vive, volta e meia, dando suas escorregadas, na busca de suas aventuras amorosas. Adelaide, a filha, vive com seus encantos e esperanças de encontrar a pessoa ideal, o homem certo para um relacionamento perfeito. Maria Antonia, a Toinha, a neta de Dona Severina e filha de Adelaide, é a adolescente da família e tenta acompanhar as mudanças do seu mundo externo, vivendo de artimanhas com seus ficantes secretos.

Dona Severina, após a morte de seu marido, caiu na fiscalização da sua filha Adelaide, que se utilizando suas inúmeras e hilárias manobras, tenta dificultar todo e qualquer relacionamento da mãe, que por ventura venha acontecer. Por conseguinte, A velha Severina, em represália, mantém uma política contra os pretendentes de Adelaide, contribuindo assim para a não concretização das poucas oportunidades surgidas para namorar. A velha não perde a oportunidade de mostrar aos pretendentes de Adelaide, as falhas da filha, inventando assim fracassos e defeitos.

Adelaide engravidou de Maria Antônia, fruto de uma aventura amorosa, a adolescente da família, que reforça o partido, junto com a velha Severina, numa marcação cerrada contra as possíveis possibilidades de namoro de sua mãe Adelaide.

Ocorre, porém, que toda essa fiscalização entre avó, filha e neta contra a figura masculina, é fruto de uma promessa da velha Severina, que após a morte de seu marido e decepcionada com os homens, prefere exterminar a figura do homem na família. Porém, essa mesma promessa é quebrada, quando a própria velha apaixona-se pelo velho Adamastor, dono do frigorífico da esquina de sua casa, mantendo em segredo seus encontros secretos.

Em uma de suas estratégias, a velha Severina e Maria Antonia, se articula para banir de sua residência, o Paulo Mauricio, um forte pretendente de Adelaide, que ao visitar a casa das três mulheres, se depara com Maria Antonia, que simula ser espírita e passa a incorporar entidades espirituais, criando inúmeras situações hilárias e absurdas, desfavorecendo assim o namoro com Adelaide. Assim, avó e neta sentem-se vitoriosas quando o Paulo Mauricio abandona Adelaide.

No desenrolar da trama, Maria Antonia, a neta, descobre que sua avó anda de romance secreto com o velho Adamastor. Logo trata de entrar em ação, chantageando-a de por a boca no trombone, caso não consiga, junto com sua mãe Adelaide, a liberação para seus encontros amorosos com Pedro Paulo, seu ficante, um vendedor de raspadinha da Beira Rio.

Adelaide acaba descobrindo todas as armações da velha e da filha e vira o jogo, assumindo o controle da situação familiar, impondo as duas o reforço da promessa de ficarem juntas e unidas em, prol da situação condicional de continuarem encalhadas.

O sucesso das ENCALHADAS, deve-se principalmente as excelentes interpretações dos atores: Alcemy Araujo, já conhecido do grande público amapaense, pelas suas atuações no Bar Caboclo; Geóstenys Melo, bastante experiente do teatro paraibano; Hermes Trindade, que vem de trabalhos teatrais e de novas experiências e Marcio Bacellar, que traz em seu currículo cursos de teatro, e especializações pertinentes ao universo das artes cênicas. A direção é de Genário Dunas, que já passou por várias direções de espetáculos como: RETRATOS DE UMA ATRIZ, com o Grupo Ruart; JOGO DA MÁSCARA, com o grupo Em Cena Ação; AS PINIQUEIRAS, TEM MÃE QUE É CEGA e AS AVENTURAS DE CARRAPETA E CARRAPATO, pelo Teatro do Riso; QUINTANEANDO, voltado ao universo poético de Mario Quintana, entre outros.

Os ingressos poderão ser adquiridos no Teatro das Bacabeiras a partir das 14 horas desta sexta 07/janeiro ao preço de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

Por Genário Dunas

0 comentários: